O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, afirmou que espera receber em 2007 os recursos para a construção da rede de esgoto no município. Ele criticou a decisão do governo federal em não liberar verbas no mês de abril, quando o Governo Federal disponibilizou a segunda etapa para obras de esgoto no país. “Sinop foi classificado em primeiro lugar para receber os recursos entre 1.400 municípios brasileiros, mas as verbas liberadas nesta segunda etapa foram para o Nordeste”, explicou. Por esse motivo, a prefeitura entrou com um mandado de segurança com pedido de liminar, contra o Ministério das Cidades, cobrando a liberação dos recursos.
Foi aprovado financiamento via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para Sinop investir na rede de esgoto. A justificativa é que, em vez de ser contemplado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), em que seria o primeiro a receber o montante, Sinop passaria a receber os recursos pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que distribui os recursos demograficamente.
Leitão declarou que a prefeitura continua buscando negociações para agilizar a liberação. O total de investimentos necessários para execução da obra é de R$ 40 milhões. Em contra-partida, a prefeitura deverá entrar com aproximadamente R$ 9 milhões e o pagamento só começará ser feito 6 meses após a conclusão.
O projeto vai beneficiar 7.566 mil domicílios, com a construção de 162 quilômetros de rede coletora. O sistema de tratamento será construído entre as avenidas Palmeiras-Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás-Itaúbas (Leste-Oeste), além de parte dos bairros Jardim das Palmeiras, Imperial e do Jardim Maringá.
(Atualizada às 09:32hs)