Depois de meses na espera, a previsão é que iniciam na semana que vem as obras de recapeamento da pista do aeroporto João Figueiredo. A ordem de serviço será dada nesta sexta-feira, pelo governador Blairo Maggi, durante visita em Sinop. Foram liberados cerca de R$ 1,3 milhão de recursos remanejados da Secretaria Estadual de Esportes, por iniciativa do secretário Baiano Filho, após o projeto de um ginásio de esportes ser substituído por quadras esportivas nos bairros e parte da verba ser destinada para a ação emergencial no aeroporto.
O município está com urgência na obra, já que é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para poder receber novos vôos com aeronaves maiores, como o modelo boeing 737, com capacidade para 130 passageiros. Atualmente, estão liberados para operar somente aviões de médio porte ATR 42, que levam de 46 a 50 pessoas.
Com esta obra e a conclusão da iluminação e balizamento da pista, que já estão sendo executadas com previsão para serem encerradas ainda este ano, o município será inserido na rota da empresa BRA, com um vôo noturno. Esta é uma cobrança antiga do empresariado e entidades locais.
Além da pista, a direção do aeroporto deverá implantar um serviço contra incêndio compatível com aeronaves do porte.