O prazo de atualização da lista de filiados junto à Justiça Eleitoral encerrou na última segunda-feira, mas, em Sinop, quatro partidos não entregaram a relação. Outros 15 estão regulares e, a partir do dia 24, receberão as relações de possíveis erros nos processos para que façam as alterações. Os nomes não foram divulgados pelo Cartório Eleitoral.
A entrega das listas é uma das exigências para que a Justiça Eleitoral confirme em quais partidos candidatos que disputarão cargos de prefeito e vereador, nas eleições do ano que vem, estão filiados. Também para atualizar pré-candidatos que mudaram de filiação recentemente.
O chefe do cartório eleitoral em Sinop, Wedson Marques do Amaral, explicou, ao Só Notícias, que a partir do dia 13 de novembro, o cartório também disponibilizará os possíveis casos de dupla filiação, que pode implicar na anulação da adesão a um partido ou aos dois. Neste caso, o candidato não poderá disputar as próximas eleições. As representações serão julgadas pela juíza responsável na comarca.
O cartório continua fazendo novos alistamentos de eleitores e também transferências de domicílios. Sinop possui o quarto maior eleitorado do Estado, com 61 mil aptos a votar. Este número deve aumentar até maio do ano que vem, quando o cadastro será fechado e a emissão de títulos suspensa até a realização das eleições, em outubro.