PUBLICIDADE

PT pode não seguir recomendação e fazer previas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A direção nacional do PT recomendou aos diretórios estaduais que evitem a realização de prévias para escolha de candidatos. Grupos ligados à senadora Serys Marly e o deputado federal Carlos Abicalil, no entanto, já dão sinais de que a recomendação não deverá ser acatada em Mato Grosso por conta da briga de ambos pela candidatura ao Senado.

A recomendação foi feita durante encontro com representantes dos diretórios de vários estados, já que a briga por candidaturas a senador e governador ocorre, por exemplo, em Mato Grosso, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ao recomendar acordos amigáveis ao invés de prévias, a cúpula petista alegou que a prioridade é a unidade em torno da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.

Na resolução assinada no fim do encontro, o PT faz textualmente duas recomendações: a não realização de prévias para escolha de candidatos a cargos majoritários (senador e governador) e delega à Executiva Nacional as negociações necessárias para viabilizar a paz interna.

Ligado ao grupo de Abicalil, o deputado estadual Alexandre Cesar participou do encontro e ressaltou que não foi proibida a realização de prévia. "Tudo agora vai depender da posição da senadora. A construção dessa possibilidade de disputa se deu com a posição dela em disputar o Senado ou nada". Defensor da reeleição de Serys, Jairo Rocha, que é membro da executiva estadual, diz que a parlamentar é candidata natural ao pleito e Abicalil seria o responsável pelo racha.

Antes de uma eventual prévia, o PT realiza em Mato Grosso dois encontros nos quais os delegados poderão dar fim ao impasse. Abicalil conta com a maioria de delegados desde que foi reeleito presidente do partido no último Processo de Eleição Direta (PED). Em tese, a prévia lhe beneficiaria. Diante do acirramento dos ânimos com a proximidade da eleição, o deputado federal de segundo mandato também se diz legítimo para a disputa ao Senado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE