Em um clima pouco amistoso, o PT homologou ontem, em convenção, a indicação do arquiteto José Afonso Portocarrero para ser o candidato a vice-prefeito de Cuiabá na chapa do empresário Mauro Mendes (PR). Ele vai substituir na composição a também petista Vera Araújo, que demonstrou publicamente insatisfação com a substituição, assim como diversos correligionários.
A convenção em que foi homologada a indicação de Portocarrero serviu também para escolha dos 22 candidatos a vereador. Durante o evento, representantes da corrente “O Trabalho”, conhecida por suas posições radicais, chegou a distribuir uma nota em que classifica a composição como violência contra a vontade interna, já que Portocarrero foi escolhido como candidato a prefeito com apoio de diversas alas.
Portocarrero preferiu não polemizar. Disse que retirou a candidatura a prefeito e pediu para ser indicado como vice para manter a unidade interna. Apesar disso, chegou a ser acusado de traidor enquanto discursava. Verinha Araújo disse que o correligionário também se consagrou como o candidato da minoria. Os republicanos já avisaram que aceitam a troca.