domingo, 5/janeiro/2025
PUBLICIDADE

PT ganha Secretaria de Saúde no governo Maggi; Moro vai para a Educação

PUBLICIDADE

Finalmente o PT vai entrar de corpo e alma no governo Blairo Maggi. O partido do presidente Lula acertou nesta quinta-feira a adesão a aliança em Mato Grosso e vai ganhar a secretaria de Saúde, hoje administrada por Augustinho Moro e que ficará com o deputado estadual Ságuas Moraes. Moro será deslocado para a pasta da Educação em substituição a Luiz Antônio Pagot que dia 10 de abril assume a presidência do Dnit – Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.

A decisão do PT mato-grossense em ingressar na administração Maggi foi selada nesta quinta-feira em reunião com o governador Blairo Maggi e toda a bancada federal do estado em Brasília. O encontro contou com as participações da senadora Serys Marli e do deputado Carlos Abicalil, principais forças do PT no Estado, além de outras lideranças estaduais que se deslocaram a Brasília especialmente para a reunião.

O governador convocou o grupo para discutir quem seria o novo secretário de Educação em substituição a Luiz Antônio Pagot que está indo para o Dnit. Na abertura da reunião, Maggi colocou na mesa dois nomes de sua preferência: Carlos Abicalil, que descartou o convite ressaltando que se julga mais importante para Mato Grosso trabalhando em Brasília e o do vice-governador Silval Barbosa, do PMDB. A bancada alertou que não seria conveniente entregar a Educação para um vice, que se no futuro tivesse de ser exonerado iria dar problema com a aliança hoje existente com o PMDB.

Diante do impasse, Maggi sugeriu nomes. Os petistas então solicitaram a Secretaria de Saúde e deram o nome do deputado Ságuas de Moraes. A decisão foi prontamente aceita pelo governador que de imediato ligou para Augustinho Moro propondo que este assumisse a pasta da Educação, com um orçamento superior a R$ 730 milhões. Moro aceitou na hora.

Com o convite aceito por Ságuas de Moraes para deixar a Assembléia Legislativa e assumir a Secretaria de Saúde do governo Blairo Maggi, o PT vai empossar a partir de abril na vaga do parlamentar na AL a suplente Verinha de Araújo.

O PT acertou ainda com o governador que o promotor público Alexandre César, primeiro suplente de deputado estadual terá um cargo em Brasília. O próprio Maggi, agora como presidente nacional do PR – Partido da República -, ficou de procurar o presidente Lula para levar a reivindicação dos petistas mato-grossenses.

Maggi reassume o governo do Estado no dia 8 de abril, aniversário de Cuiabá, quando irá promover a exoneração do secretário de Educação Luiz Antônio Pagot pra que possa assumir a presidência do Dnit no dia 10 e as nomeações de Ságuas de Moraes para a Secretária de Saúde e a transferência de Augustinho Moro da Saúde pra a Educação. No mesmo ato, o governador irá assinar o decreto nomeando sua esposa Terezinha Maggi para reassumir a Secretaria de Trabalho e Cidadania, hoje ocupada pela esposa do governador em exercício Silval Barbosa, Roseli Barbosa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE