O PT de Várzea Grande discute previamente nomes para liderança de chapa majoritária e avalia lançamento de chapa pura nas eleições 2012. O tema passa por debates, por meio de reuniões realizadas nos últimos dias, com tendência de forte oposição à gestão do prefeito Sebastião Gonçalves (PSD). Nomes como o do médico Alencar Farina e ainda da líder da classe dos trabalhadores na educação, Maria Aparecida Cortez, são postos na balança do PT como vias para embate eleitoral.
Membros do partido avaliam a gestão municipal como falha, e demonstram entendimento de que a legenda deve sair do campo de apoio para assumir posição de destaque no próximo pleito. A sigla não descarta chance de composição, mas acredita que diante do quadro de instabilidade política na cidade, poderá avaliar com maior atenção a possibilidade de caminhar sozinha.
A legenda analisa lista de pré- candidatos e dá ênfase à ideia de nova roupagem do partido, que precisa recuperar espaço perdido no pleito geral de 2010, quando amargou derrota dos principais líderes, como o ex-presidente estadual, Carlos Abicalil e a ex-senadora Serys Marli, que concorreram a vagas ao Senado e à Câmara dos Deputados, respectivamente. Um dos principais líderes do PT de Mato Grosso, Secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, atua no sentido de ajudar a melhorar a imagem do partido.