segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

PT ajuiza ação temendo que Ságuas perca vaga para Leitão

PUBLICIDADE

O diretório regional do PT ingressou com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, na tentativa de resguardar o mandato do deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT). O deputado declarou, em entrevista ao Só Notícias, que o recurso protocolado é uma contestação a ação movida pelo suplente Willian Dias (PTB), que fez parte da coligação senador Jonas Pinheiro II (PSDB/PTB/PT DO B/PMN), no próprio STF.  Se os votos de Willian forem considerados válidos, haverá mudança no coeficiente, Ságuas pode perder a vaga e Nilson Leitão (PSDB) assumi-la. “No nosso entendimento, o recurso que eles entraram não tem cabimento. Por isso, fizemos nossas contestações sobre o assunto”, declarou Ságuas. Ele acrescentou que tomou esta medida para se precaver juridicamente de qualquer possibilidade de ter que perder a vaga.

O relator do recurso é o ministro Celso de Mello, assim como a ação. Ságuas acredita que os ministros do STF irão negar o recurso protocolado pelo candidato da coligação adversária por carência de ação (que é definida quando não há a possibilidade jurídica do pedido, legitimidade de partes e interesse processual).

Willian teve o registro de candidatura negado para concorrer à eleição do ano passado, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Recorreu da decisão no próprio órgão e perdeu novamente. Mesmo assim teve o nome na urna e recebeu cerca de dois mil votos. Voltou a recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e novamente perdeu. Com isso, entrou com uma ação no STF contestando a Lei da Ficha Limpa para que seus votos sejam validados para a coligação. Desta forma, o principal beneficiado seria Leitão, que segundo seus cálculos, precisaria apenas de seis votos para tirar a cadeira na Câmara Federal de Ságuas. Os dois brigam pela cadeira que restou na “sobra” do coeficiente eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE