A líder do Psol, deputada Luciana Genro (RS), propôs ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e ao Colégio de Líderes, em reunião encerrada há pouco, que as notas fiscais apresentadas por deputados para qualquer ressarcimento e para justificar o pedido de verba indenizatória sejam colocadas para consulta no Portal da Câmara. Atualmente, todos os valores dos gastos e a natureza deles já estão disponíveis no portal. Somente as notas fiscais não são divulgadas e ficam arquivadas na Câmara.
Chinaglia afirmou que deverá discutir a proposta com os líderes nas próximas reuniões. O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse ser favorável à sugestão. Ele lembrou que os gastos do governo já são divulgados no Portal Transparência, do governo federal.
No entanto, Fontana é contra o pedido feito por veículos de comunicação para ter acesso às notas fiscais. “Órgãos de imprensa não podem pretender fazer um papel que cabe ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público”, argumentou.