“A princípio, acho que o resultado dessa votação vai acirrar os ânimos entre governo e oposição e emperrar a pauta de votações, pois ficou muito claro que toda a movimentação de hoje para salvar o mandato de Renan foi feita pelo PT”. A avaliação foi feita pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), instantes após a divulgação do resultado da votação secreta que livrou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da primeira das três representações que ele responde por quebra de decoro parlamentar.
Segundo o senador, a sessão do Plenário, a portas fechadas, transcorreu tranqüila até quase o seu final, quando houve um bate-boca entre Renan Calheiros e a ex-senadora Heloísa Helena, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), agremiação autora da representação colocada em votação. Tasso disse ter ficado surpreso com o grande número de senadores que votaram pela abstenção.
– O resultado não foi o esperado. Faltou voto. Essa não era uma questão oposição contra governo, era uma questão da Casa. Infelizmente nem todos os partidos, principalmente o PT, tiveram essa mesma consciência. Vai ser difícil para o Senado voltar à normalidade, pois a pressão continuará grande. Nós, políticos, vivemos da opinião pública, temos obrigação de ouvi-la. Enquanto a opinião pública não sossegar, nós também não ficaremos em paz – alertou Tasso Jereissati.