O PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira-, que está no comando de oito municípios mato-grossenses, começa discutir possíveis candidaturas para o pleito de 2008 em todo o Estado. O vice-presidente do diretório estadual e prefeito de Sinop, Nilson Leitão, declarou que o partido deve iniciar as conversações, mas inicialmente pretende fortalecer os diretórios. “A partir daí começamos conversar com aliados que nos interessam. Nesse momento a discussão é interna, saber o tamanho, densidade e capacidade desse partido”, explicou.
No comando de Sinop nos últimos seis anos, Leitão reafirmou a possibilidade de uma nova aliança com o PFL, que já anunciou que deve lançar candidatura próprio no ano que vem. “São parceiros e companheiros nossos. Hoje tem o vice em Sinop, com o companheiro Aparecido Granja. Existe relacionamento forte, mas os dois grupos vão se preparar pensando lá na frente, discutindo internamente e só mais pra frente vamos nos organizar”, acrescentou.
Seu maior adversário nas últimas eleições, o PPS, deve deixar de ser uma ameaça, posição que passa ser ocupada pelo PR – Partido Republicano -, liderado pelo governador Blairo Maggi, e que já tem como pré-candidato em Sinop o secretário estadual de Esportes, Baiano Filho. “O que vale é cada situação local, em cada cidade”, argumentou Leitão. Nas últimas eleições, Baiano Filho se candidatou pelo PPS, com apoio de Blairo, e perdeu para Nilson.
“Eu sempre estive no mesmo partido, nunca mudei. Acredito muito na fidelidade partidária, na ideologia. O governador montou o grande grupo por estar no poder. Quando Dante era governador tinha 80 prefeitos de seu lado”, alfinetou.
Além de Sinop, a sigla está no governo de Cuiabá, Cláudia, Feliz Natal e Santa Carmem, entre outros. A deputada Thelma de Oliveira também participou das discussões e deve intensificar encontros em outros municípios para buscar novas filiações.