Presidente do diretório estadual do PSDB, Nilson Leitão, lançou bandeira política que prevê mudança no plano de ação da sigla em Cuiabá. Ao destacar que a legenda mantém projeto de disputa à prefeitura da Capital, com destaque para o nome do deputado Guilherme Maluf, adianta possível desligamento do grupo integrado pelo PPS, PDT, PSB e PV.
O PSDB chegou a anunciar a participação no bloco, mas reavalia os passos a serem dados a partir deste mês dentro de uma nova programação de ações com vistas ás eleições de 2012. Nilson aponta questões que devem ser revistas no âmbito das articulações, como a participação no movimento. Ele questiona a posição do PSB, sob presidência estadual do deputado federal Valtenir Pereira, em relação as costuras políticas. "O PSB não é oposição".
O dirigente partidário fará uma gestão direcionada a reestruturação no Estado com meta de garantir evolução positiva através da ampliação das bancadas nas Câmaras Municipais. Para ele, Maluf tem boas chances de vencer o embate eleitoral. Mas deverá dar ênfase a orientação do partido de apresentação à sociedade de um plano de gestão eficiente e moderno.
No PSDB, membros como o vice-presidente, Ussiel Tavares, defendem a manutenção do apoio ao prefeito Chico Galindo (PTB). Os tucanos e o gestor são aliados políticos desde as eleições municipais de 2004, quando Wilson Santos (PSDB) foi eleito para o primeiro mandato na prefeitura de Cuiabá. Em 2010, o ex-prefeito disputou o governo, tendo novamente o PTB como aliado político.