O PSD é o partido que mais lançará candidatos nas chapas proporcionais, nas eleições deste ano. São 31 nomes para Assembleia Legislativa e 17 para Câmara federal. A coligação “Viva Mato Grosso”, chapa pura, encabeçado pelo deputado estadual, José Riva, ao governo do Estado, o médico Araí Fonseca de vice e o ex-presidente da Famato, Rui Prado, ao Senado, conta com o PTC, PTN, PEN, PRTB e SD, na proporcional.
Para federal, o grupo fará chapão com as demais legendas, porém, à estadual, a sigla optou por chapa pura, ficando apenas PTC, PTN, PEN, PRTB e SD na coligação para Assembleia Legislativa. O PTC contará com 12 nomes a estadual e 1 federal, o PTN 9 estadual e também um federal, enquanto o PEN lançará 4 estadual e 2 federal, o PRTB terá 7 para AL e 1 ao Congresso e o SD 14 e 3.
A coligação “Coragem e Atitude para Mudar”, com o senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo do Estado, o ex-presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro (PP) a vice e o senador Jayme Campos (DEM) a reeleição, também fará chapão para federal. A coligação possui 13 partidos, PDT, PP, DEM, PSB, PV, PSL, PSDB, PTB, PP, PRP, PSC, PRB e PSDC.
Para estadual, a coligação se dividiu em quatro chapões. Progressistas e socialistas fazem um bloco. O PP conta com 15 nomes, PSB outros 23. Democratas, tucanos e pedetistas fazem parte de outro bloco. DEM 6, PSDB 16 e PDT 19 candidatos.
O terceiro chapão formado pelo PTB com 23, PPS 2 e PSL 7 nomes. O quarto chapão conta com o PRP, tendo 9 candidatos, enquanto o PSC conta com 16, PV 15 e o PSDC e PRB não tiveram a ata de registro de candidatura divulgada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A coligação “Amor à Nossa Gente”, formada por PT, PMDB, PR, PROS e PC do B, tem o ex-vereador e médico, Lúdio Cabral (PT), candidato ao Palácio Paiaguás, a deputada estadual, Teté Bezerra (PMDB), vice e o deputado federal, Wellington Fagundes (PR) ao Senado.
O grupo fará chapão apenas para o Parlamento estadual. Republicanos e peemedebistas lançam 15 nomes, petistas 13, PROS 19 e comunistas 6. A federal, o PC do B optou por chapa pura, o partido tem 3 nomes, enquanto o PR 8, PMDB 7, PT 3 e PROS 13.
A quarta via, encabeçada pelo jornalista José Marcondes, o Muvuca (PHS), tem apenas o PMN, que indicou Elvis Marques, empresário do ramo farmacêutico, como vice na chapa majoritária. O chapão entre as duas legendas não contará com nenhum candidato a estadual, mas terá 12 a federal pelo PHS e 7 pelo PMN.
O PSOL caminhará sozinho, com a chapa única, tendo o presidente da sigla, José Roberto Cavalcante ao Executivo e Marco Natale vice. Ainda na majoritária, Gilberto Lopes ao Senado. O partido lançará 12 candidatos à Assembleia Legislativa e 3 ao Congresso Federal.