segunda-feira, 6/janeiro/2025
PUBLICIDADE

PSD tem o maior número de candidatos na proporcional

PUBLICIDADE

O PSD é o partido que mais lançará candidatos nas chapas proporcionais, nas eleições deste ano. São 31 nomes para Assembleia Legislativa e 17 para Câmara federal. A coligação “Viva Mato Grosso”, chapa pura, encabeçado pelo deputado estadual, José Riva, ao governo do Estado, o médico Araí Fonseca de vice e o ex-presidente da Famato, Rui Prado, ao Senado, conta com o PTC, PTN, PEN, PRTB e SD, na proporcional.

Para federal, o grupo fará chapão com as demais legendas, porém, à estadual, a sigla optou por chapa pura, ficando apenas PTC, PTN, PEN, PRTB e SD na coligação para Assembleia Legislativa. O PTC contará com 12 nomes a estadual e 1 federal, o PTN 9 estadual e também um federal, enquanto o PEN lançará 4 estadual e 2 federal, o PRTB terá 7 para AL e 1 ao Congresso e o SD 14 e 3.

A coligação “Coragem e Atitude para Mudar”, com o senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo do Estado, o ex-presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro (PP) a vice e o senador Jayme Campos (DEM) a reeleição, também fará chapão para federal. A coligação possui 13 partidos, PDT, PP, DEM, PSB, PV, PSL, PSDB, PTB, PP, PRP, PSC, PRB e PSDC.

Para estadual, a coligação se dividiu em quatro chapões. Progressistas e socialistas fazem um bloco. O PP conta com 15 nomes, PSB outros 23. Democratas, tucanos e pedetistas fazem parte de outro bloco. DEM 6, PSDB 16 e PDT 19 candidatos.

O terceiro chapão formado pelo PTB com 23, PPS 2 e PSL 7 nomes. O quarto chapão conta com o PRP, tendo 9 candidatos, enquanto o PSC conta com 16, PV 15 e o PSDC e PRB não tiveram a ata de registro de candidatura divulgada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A coligação “Amor à Nossa Gente”, formada por PT, PMDB, PR, PROS e PC do B, tem o ex-vereador e médico, Lúdio Cabral (PT), candidato ao Palácio Paiaguás, a deputada estadual, Teté Bezerra (PMDB), vice e o deputado federal, Wellington Fagundes (PR) ao Senado.

O grupo fará chapão apenas para o Parlamento estadual. Republicanos e peemedebistas lançam 15 nomes, petistas 13, PROS 19 e comunistas 6. A federal, o PC do B optou por chapa pura, o partido tem 3 nomes, enquanto o PR 8, PMDB 7, PT 3 e PROS 13.

A quarta via, encabeçada pelo jornalista José Marcondes, o Muvuca (PHS), tem apenas o PMN, que indicou Elvis Marques, empresário do ramo farmacêutico, como vice na chapa majoritária. O chapão entre as duas legendas não contará com nenhum candidato a estadual, mas terá 12 a federal pelo PHS e 7 pelo PMN.

O PSOL caminhará sozinho, com a chapa única, tendo o presidente da sigla, José Roberto Cavalcante ao Executivo e Marco Natale vice. Ainda na majoritária, Gilberto Lopes ao Senado. O partido lançará 12 candidatos à Assembleia Legislativa e 3 ao Congresso Federal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE