Apesar da palavra de ordem entre os partidos da base aliada ao governador Silval Barbosa (PMDB) seja de defesa do PR na manutenção da base, representantes das demais siglas que discutem a chapa majoritária governista reconhecem o distanciamento do partido e já articulam uma composição desconsiderando os republicanos.
Saem na frente para equalizar essa composição, demonstrando uma afinidade particular, PMDB e PSD. O presidente do diretório estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, afirmou, desde as primeiras reuniões do grupo tem batido o pé com o posicionamento de que seu partido terá candidato ao Governo ou ao Senado e, nos últimos dias, avançou na pré-candidatura do ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva ao Executivo.
Já o vice-governador Chico Daltro (PSD), primeiro a oficializar sua pré-candidatura vem obtendo pouco êxito em ecoar a indicação de seu nome ao posto. Ele ressalta a força de seu partido nos municípios, no entanto, o secretário-geral da sigla, deputado estadual José Riva, principal liderança municipalista de Mato Grosso, vem costurando uma articulação junto a Silval que pode resultar em um composição na qual o PSD entre com o candidato a vice-governador ou a Senador, com um representante do agronegócio.
Resultado dessa sintonia foi a reunião realizada, ontem à tarde, entre Julier e o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho do Posto” (PSD), aliado de primeira ordem de Riva.
Juntos, eles afinaram o discurso municipalista, característico do PSD, preparando o peemedebista para sua pré-campanha. “A reunião foi muito produtiva porque é fundamental que cada governante conheça a realidade de cada cidade e que os mato-grossenses vivem para, assim, apresentar um programa político que corresponda a isso. Como estamos em um processo de construção de um projeto de Governo, devemos representantes dos 141 municípios e a população em geral porque é nas cidades que as políticas devem ser implementadas para melhorar a qualidade de vida da população”, disse Julier.
Para o presidente da AMM, é importante que os pré-candidatos se atentem aos pleitos da entidade e queiram dialogar com os municípios.