O Ministério Público do Estado vistoriou quatro Unidades de Saúde da Família (UBS) – Rota do Sol, Jardim Amazônia, Novos Campos e Nova Aliança – e recomendou a prefeitura adoção de providências para sanar as desconformidades constatadas. Foi proposto acordo estrutural para melhorar a estrutura física das unidades e ao desenvolvimento adequado da estratégia de saúde da família, abrangendo questões como acessibilidade, materiais, insumos e equipamentos, ações de prevenção em saúde, atendimento ao público e vacinação, entre outras medidas.
O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas sugeriu a elaboração de um plano de ação anual das atividades a serem desenvolvidas, levando em consideração o perfil dos moradores dos bairros residentes nas áreas de cobertura, visando à prevenção de doenças e agravos.
Nos próximos 15 dias, o Ministério Público aguardará o posicionamento da prefeitura quanto à possibilidade de pactuação de acordo estrutural para viabilizar os avanços pretendidos quanto à execução da estratégia de saúde da família pelas referidas unidades. Este mês estão previstas inspeções em mais quatro UBSs.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.