O Ministério Público de Mato Grosso conhecerá hoje quem será seu novo chefe de 2013 até 2015. A eleição praticamente está decidida já que ontem faltavam pouco mais de 40 votos a serem dados para os 3 postulantes que farão parte de lista tríplice a ser encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), que tem a prerrogativa constitucional de indicar quem será o titular A partir da nomeação do escolhido pelo governador, cessa qualquer tipo de ascendência do Executivo sobre o chefe da Procuradoria Geral de Justiça.
Concorrem à sucessão de Marcelo Ferra que está por 2 biênios à frente da instituição, o procurador Paulo Roberto Jorge do Prado, que já chefiou a instituição e os promotores José Antônio Borges Pereira e Roberto Aparecido Turin.
Estão em jogo 597 votos, já que 169 promotores e 30 procuradores de Justiça podem votar em 3 nomes distintos para compor a lista tríplice. A opção por 3, 2 ou um voto é de cada um dos eleitores. O resultado começa a ser contabilizado a partir das 17h, sendo que a grande maioria já votou encaminhando sua escolha por correio ou pessoalmente.
O presidente da Comissão Eleitoral expediu as cédulas da votação, juntamente com as sobrecartas que garantirão o sigilo do voto aos eleitores, 30 dias antes da eleição. A remessa de votos à Comissão Eleitoral poderá ser feita pelo correio ou entregue pessoalmente.
Integram a Comissão Eleitoral o procurador de Justiça Hélio Fredolino Faust e os promotores Miguel Slhessarenko Júnior e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.