O governador Mauro Mendes (DEM) defendeu que os debates e projetos apresentados durante a 17ª Semana de Ciência e Tecnologia sejam revertidos em resultados efetivos para a melhoria da vida dos cidadãos. O gestor estadual participou do evento, via videoconferência, esta manhã. O tema do evento é “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”.
Mauro Mendes destacou que a tecnologia se mostrou ainda mais importante neste ano, em razão das dificuldades trazidas pela Covid. “Essa pandemia trouxe ao mundo grandes desafios. E isso vai exigir de todos nós um esforço muito grande para voltar a vida normal. Por outro lado, a pandemia nos trouxe alguns ensinamentos que poderão ser úteis, e um deles é usar melhor a tecnologia disponível, a tecnologia que nós conhecemos. Exemplo disso é poder participar de um evento como esse de forma virtual”.
De acordo com o gestor, Mato Grosso tem um campo “absolutamente promissor”, que é a produção de alimentos, área que demanda constantemente mais e mais avanços tecnológicos. “Temos crescido nos últimos anos em ritmos muito próximos ou até superiores ao chamado ritmo chinês. Esse ano, mesmo com a pandemia, mesmo com a desaceleração da economia brasileira, Mato Grosso vai terminar o ano de forma positiva, com PIB positivo, próximo da casa de dois dígitos. Isso é graças a milhares de mato-grossenses que trabalham muito. Precisamos manter o otimismo e superar qualquer outro tipo de dificuldade que possa ser colocada no nosso caminho, e isso passa por valorizar e investir em avanços tecnológicos”, concluiu.
O evento é realizado pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Instituto Farmun e conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. São parceiros com a realização de exposições durante o evento em stands 360º a Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso, o Instituto Farmun, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e uma empresa.