O aumento do número de sessões ordinária da Câmara de Cuiabá volta a ser tema de discussão no Legislativo Municipal. Na quinta-feira (14), o vereador Júlio Pinheiro (PTB) reapresentará o projeto que institui a terceira sessão semanal. A proposta foi discutida durante toda a legislatura passada. Primeiro, o projeto foi apresentado pelo ex-vereador Everton Pop (PSD), mas não chegou a ser submetido à apreciação em plenário.
Pinheiro, que presidia a Casa no último biênio, fez um novo projeto, com o mesmo teor. Desde o início do ano ele tentava colocar o assunto em discussão, mas a proximidade das eleições fez com que os optassem por adiar o debate. Agora, ele tenta novamente emplacar a ideia. "Não estão todos com vontade de trabalhar? Então vamos ver se aprovamos esse projeto".
Antes do início do ano legislativo, o presidente da câmara, João Emanuel (PSD), ponderou que o assunto precisava ser discutido no colégio de líderes para verificar se há demanda suficiente para a realização de três sessões semanais. Ele defende que devem ser levadas à plenário discussões relevantes, de interesse da população, e pondera que não pode ser criada mais uma sessão para mero fim de palanque.
Os projetos apresentados na legislatura passada não definiam quando seria realizada a terceira sessão. Na Câmara, havia a discussão sobre a possibilidade de que ela fosse feita de forma itinerante, sendo realizada a cada semana em um bairro, com o objetivo de ampliar a participação da população. Outras propostas seriam para a realização de uma sessão no período vespertino, já que atualmente as votações acontecem às terças e quintas, a partir das 8h, ou de manter a sequência e incluir a terceira sessão nas manhãs de quarta-feira.
Apesar de ser apresentado ainda nesta semana, o aumento de sessões ordinárias na câmara não deve entrar em discussão imediatamente.