PUBLICIDADE

Projeto que proíbe nepotismo em Sinop é retirado de pauta

PUBLICIDADE

O projeto que trata sobre o fim da contratação de pessoas com algum grau de parentesco no Poder Legislativo de Sinop foi retirado de pauta, na sessão dessa segunda-feira. O pedido foi feito pelo próprio autor, vereador Juarez Costa (PMDB), primeiro secretário. Além do projeto, o parlamentar também retirou a indicação que trata sobre o mesmo assunto só que no poder executivo.

A proposta, que deveria ser encaminhada às comissões, proíbe a contratação de parentes de vereadores, sem a realização de concurso público, para cargos comissionados. De acordo com Juarez, a decisão não significa o fim do nepotismo. Ele explicou que a decisão foi tomada pois deverá apresentar uma emenda à lei orgânica municipal. “Tomei a decisão, pois não acredito que o poder executivo deva encaminhar à câmara um projeto acabando com o nepotismo. Com a emenda à lei orgânica não haverá meios para que parentes sejam contratados nos dois poderes”, justificou o vereador.

Conforme Juarez Costa, caso a emenda seja aprovada, a meta é que a lei passe a vigorar ainda este ano. “Depois de aprovada e sancionada, acredito que num prazo de 60 dias já esteja valendo”, afirmou.

A medida segue a decisão já tomada pelo poder judiciário. No mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe o nepotismo no judiciário. A contratação de parentes de magistrados ou servidores concursados não pode ser feita em todo país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE