O início das obras do novo fórum de Sinop segue sem previsão. A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, disse ao Só Notícias, que novo estudo de redimensionamento do projeto foi solicitado. O projeto havia sido iniciado na gestão anterior pelo tribunal. “Não tinha sido aprovado, apenas autorizada a construção, ou seja, não foi iniciado o processo de licitação. Vimos que o período pós-pandemia nos deixou algumas percepções que precisávamos avaliar a distribuição de espaços”, explicou . “Estamos nesta fase e iremos tratar disso mais a frente, com o diretor do Fórum, mas está sem andamento sem podermos dar datas (para começar a obra)”, explicou a desembargadora.
O projeto original previa que o fórum teria 11 mil metros quadrados de área construída, mas o tamanho deve ser menor, houve redução de cerca de 2 mil metros. As alterações na metragem arquitetônica exigem intervenções grandes, apesar do layout simples. As reavaliações, aplicaram em espaços reduzidos, mas não haverá cortes no setor de serviços ou prejuízo aos trabalhos prestados.
O terreno foi doado e fica no Aquarela das Artes. O novo fórum é projetado para os próximos 20 anos. A construção contará com áreas já delimitadas para ampliação e devem abrigar, a quinta vara criminal, parte do plano de melhorias aos serviços de justiça, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), que atualmente está instalada numa faculdade. Também comportará oficinas de parentalidade, que atualmente é necessário emprestar plenários e salas de outras áreas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.