O projeto autorizando a Prefeitura de Sinop a financiar R$ 40 milhões no BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- será votado, hoje à noite, pela Câmara Municipal. Será a segunda votação. Na primeira, semana passada, o projeto foi aprovado e houve dois votos contrários (Mauro Garcia e Valdemar Junior) e uma abstenção ( Juarez Costa)
Hoje, serão apresentadas três emendas ao projeto elaborado pela prefeitura. Uma delas estabelece que a implantação da rede de esgoto em Sinop só começaria a ser feita depois que for implantado em Sinop o Plano Diretor, que ainda nem está concluído. Esta emenda staria atrasando o início das obras porque o plano está em fase de elaboração e não foi fixada uma data para ser concluído.
As outras emendas estabelecem a consignação das dotações orçamentárias a partir de 2006, que seja incluído no projeto uma estimativa do impacto orçamentário financeiro e parecer técnico conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O projeto de financiamento para a rede de esgoto tem que passar por três votações.
Ele vai proporcionar a implantação de esgoto em uma parte do centro da cidade e parte dos bairros Jardim das Palmeiras, Imperial e Maringá abrangendo de 35 a 40% da cidade.
A prefeitura argumenta que a implantação da rede de esgoto vai diminuir o número de crianças e adultos com determinadas doenças e reduzirá os gastos com saúde pública