O presidente da câmara municipal, Remidio Kuntz, informou, há pouco, ao Só Notícias, que a votação para o financiamento de R$ 31 milhões, solicitado pela prefeitura, para obras de asfaltamento, drenagem, ciclovias e sinalização viária não será mais votado em sessão extraordinária, como era esperado pelo executivo municipal e será colocado na pauta da próxima segunda-feira, quando será realizada a primeira sessão do ano. “Alguns vereadores estão fora da cidade e um projeto importante como esse precisa ( da apreciação) de todos. Além disso, precisa passar pelas comissões competentes. Então, a votação ficou para a volta”, explicou. O projeto deve ser analisado nas comissões de Justiça-Redação e Finanças-Orçamento
A prefeita Rosana Martinelli detalhou, na última segunda-feira, para alguns vereadores, os principais pontos do financiamento que deve ser concedido pela Caixa Econômica Federal. Sinop conseguiu o empréstimo após comprovar as exigências feitas pelo banco e demonstrar que tem capacidade financeira para quitar as parcelas. Haverá carência de dois anos. O tempo para quitação do empréstimo é de 96 meses (oito anos).
A pavimentação será nos bairros Alto da Glória e Jardim Umuarama 1. As ciclovias serão em avenidas no perímetro urbano com adequações e fechamentos de valas serão nas avenidas Itaúbas, Foz do Iguaçu, Nelson Moggi, Tarumãs, Ingás, André Maggi, das Palmeiras, dos Jequitibás e dos Pinheiros além da rua João Pedro Moreira de Carvalho. Alguns vereadores chegaram a pedir que outros bairro fossem contemplados com pavimentação, entretanto, a prefeitura decidiu manter os locais das obras. As sugestões dos parlamentares serão contempladas no projeto Finisa 2 (segunda etapa deste projeto) que está se elaborando.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli (PR), que há meses tem articulado a destinação dos valores para estas obras, disse que os investimentos vão resolver diversos problemas nos bairros e centro. “A (avenida) Tarumãs será interligada com a (avenida) André Maggi para que as pessoas possam andar percorrendo todo o quadrilátero através de ciclovias. Convocamos o presidente (da câmara, Remidio Kuntz) para que possamos aprovar o projeto mais rápido possível porque já temos o contrato assinado pela superintendência do banco. O município de Sinop tem a capacidade de pleitear este financiamento e é um recurso que vamos estar adquirindo de uma vez só para que possa fazer esses projetos”, disse Rosana.
A expectativa da prefeitura é que as obras comecem a partir de julho ou agosto, assim que o período de chuvas acabar. “A previsão da Caixa Economia Federal é que em 90 dias já tenhamos todo o contrato finalizado para no inicio da seca, a gente já possa iniciar as obras. As obras vão contemplar dez avenidas. O que nós queremos com esse projeto da ciclovias é interligar os bairros”, disse.