“Uma visão estratégica da cidade deve procurar o equilíbrio de potencialidades e necessidades”. A definição é do arquiteto, engenheiro civil, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador paranaense Jaime Lerner, 68 anos, que está em Sorriso hoje, apresentando, em audiência pública na câmara, o Projeto de Estruturação Urbana – Sorriso 2020.
Além do plano, que foi elaborado de forma brilhante pela equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados, o próprio Lerner atrairá centenas de pessoas pelo seu prestígio profissional. Ele foi prefeito nomeado da capital paranaense por duas vezes e eleito em 1989. Exerceu o cargo de diretor da Escola de Arquitetura de Curitiba e, em 1975, foi consultor de urbanismo da Organização das Nações Unidas. É membro honorário do Real Instituto de Arquitetos do Canadá e do AIA-Instituto Americano de Arquitetos.
Foi eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998.
Em uma entrevista anterior, Lerner foi questionado se ele se define como arquiteto, urbanista ou político? “Diria que continuo sendo arquiteto. E acrescentaria: um arquiteto de transformações”.
A equipe que desenvolveu o Sorriso 2020 conta com um extenso rol de consultores e colaboradores nas diversas áreas de conhecimento, tendo como embasamento as experiências e propostas urbanas implementadas em Curitiba, no Estado do Paraná e em diversas cidades brasileiras e do exterior. Tem como proposta de trabalho construir, através da parceria com agentes locais, idéias e soluções que possam ser detalhadas e implementadas pelos gestores das cidades.
Lerner liderou a revolução urbana em Curitiba, fazendo da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em áreas como transportes, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.
O projeto:
A administração de Sorriso está propondo a elaboração de um projeto de planejamento futuro, intitulado Plano de Estruturação Urbana – Sorriso 2020. O objetivo é projetar o desenvolvimento sócio-econômico-urbanístico para a cidade e município nos próximos 20 anos. A sociedade está sendo envolvida nesta elaboração. O plano contempla o aspecto urbanístico, definindo áreas de expansão urbana, áreas de incremento industrial, área de outros serviços; um sistema viário adequado para a situação presente, com perspectivas futuras; e um programa de saneamento básico, compatível com os padrões de desenvolvimento que valorizem a qualidade de vida.