PUBLICIDADE

Projeto de aluna do Nortão sobre reciclagem será apresentado na Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE

Pryscila Machado de Castro, 17 anos, aluna do 3º Ano da Escola Estadual “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, no município de Vera (80 km de Sinop), é a representante de Mato Grosso escolhida pelo programa Parlamento Jovem 2007, realizado pela Câmara Federal. De 19 a 23 de novembro, em Brasília, Pryscila e mais 77 jovens que cursam o último ano do Ensino Médio em 27 Estados Brasileiros vão apresentar seus projetos e desenvolver atividades como deputados federais, com a missão de convencer os colegas a aprovarem suas propostas.

E, assim como é praxe no dia-a-dia do legislativo real, serão eleitos líderes e os membros que irão compor a mesa diretora, responsável pela condução dos trabalhos. A representante de Mato Grosso tem grande chance de conseguir umas dessas posições de destaque.

O projeto elaborado por Pryscila, a ser defendido na Câmara Federal, prevê a criação de e implantação de um programa de reciclagem de papel nas escolas, abrangendo instituições municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.

A estudante justifica o projeto. “Com essa mudança de atitude nas escolas em reciclar o papel e não mais o jogar na natureza, é possível também mudar a atitude das famílias desses alunos, porque estarão diariamente ouvindo sobre o assunto e seu desenvolvimento, além do que esse aluno poderá leva para a escola os papéis que sobram em sua casa”, disse Pryscila.

A boa performance educacional de Pryscila é notada desde 2006, quando foi selecionada Jovem Embaixadora de Mato Grosso e passou 20 dias nos Estados Unidos, uma iniciativa daquele País que seleciona estudantes de escolas públicas do Brasil.

A opinião da escola é confirmada na casa de Pryscila. O pai, Paulo César de Castro, professor de Espanhol, conta que a filha única é um orgulho para a família. “Foi uma surpresa a seleção de Pryscila para o programa Jovem Parlamentar, estamos muito felizes”, conta, ansioso para embarcar a filha no domingo (18.11) à tarde para Brasília.

Locutora voluntária na Rádio Comunitária de Vera, catequista da Igreja, participante do Rotary Club desde os dez anos de idade. É um pouco da atuação comunitária da estudante Pryscila, fato determinante para sua escolha como Jovem Embaixadora e agora Jovem Parlamentar.

A influência positiva na vida de Pryscila vem dos pais, amigos, escola e igreja. “Minha família sempre incentivou para os estudos, a atuar na comunidade, a crescer na vida. Quanto aos amigos, sempre procuro conviver com pessoas com objetivos comuns aos meus”, ensina a jovem.

A determinação em ajudar os mais necessitados influencia na opção de carreira de Pryscila. “Vou fazer Enfermagem, Farmácia/Bioquímica ou Odontologia. Adorarei ajudar quem está precisando de ajuda”, relata a aluna. A professora de Inglês, Marlene Machado de Castro, mãe de Pryscila, foi determinante para o crescimento intelectual da estudante. “Minha mãe fez curso superior e pós-gradução depois que eu nasci, é uma lutadora”, elogia a Jovem Parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE