A Assembleia Legislativa recebeu, hoje, a mensagem 66/2011 do governo do Estado que trata sobre a criação da Secretaria da Copa (Secopa). O presidente do Poder Legislativo estadual, José Riva (PP), informou que uma reunião, na próxima terça-feira (27), no Colégio de Líderes foi marcada para debater melhor o assunto. Até lá, a matéria terá trâmite normalmente dentro do Legislativo. Com esta medida, o projeto não deve ser aprovado esta semana, como gostaria o governador Silval Barbosa (PMDB), ficando apenas para a próxima semana após reunião entre os parlamentares.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Silval Barbosa (PMDB) conseguiu o aval de 20 dos 24 deputados estaduais para extinguir a Agecopa e criar a Secretaria Especial da Copa. Silval Barbosa confirmou que Eder Moraes vai comandar a futura Secopa. Com a secretaria, o governador vai ter comando pleno sobre a pasta, diferente da Agecopa, que estava com outras regras e teve exposta, há poucos dias, uma desgastante disputa de poder entre o presidente Eder Moraes e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, que se manifestou contrário a instalar o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) como modal de transporte na capital e Várzea Grande.
A discordância causou quebra de braço entre Eder e Brito. O presidente pediu a Silval a exoneração do diretor. A saída encontrada por Silval foi transformar a agência em secretaria especial, que teve apoio da maioria dos deputados.
Também na sessão de hoje, os deputados estaduais receberam a mensagem 67/2011 que trata sobre a contratação de crédito no valor de R$ 740 milhões na Caixa Econômica Federal para a implantação do Veículo Leve sobre trilhos (VLT).
(Atualizada às 10h49)