m bom instrumento para fazer a inclusão daqueles que não tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade, dando ao filho do pobre a mesma oportunidade do filho do rico na educação. Foram com essas palavras que o governador Blairo Maggi traduziu a sua expectativa em relação ao MT Pré-Vestibular, programa lançado hoje. A solenidade contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias, sindicais e estudantis.
“A educação faz a diferença na vida de todos nós. Com esse programa pretendemos proporcionar às pessoas a oportunidade de disputarem uma vaga na universidade”, destacou o governador. Ele anunciou que, além de realizar o MT Pré-Vestibular em 25 municípios, o Governo do Estado continuará apoiando a realização do programa “Cuiabá Vest”, desenvolvido na Capital, mediante convênio entre a Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, o alcance social do MT Pré-Vestibular é muito amplo. Além de facilitar o acesso ao Ensino Superior, o curso também proporcionará a aprovação em vestibulares de escolas técnicas e contribuirá para que o cidadão desempregado possa ter uma boa desenvoltura e conseguir mais facilmente um emprego. “O MT Pré-Vestibular resultará em uma nova perspectiva social, profissional e econômica na vida das pessoas. Este é mais um grande programa social do Governo do Estado que garantirá o acesso das pessoas mais carentes a uma universidade”, afirmou o secretário.
O governador Blairo Maggi assegurou que o Estado tem a disposição de ampliar o programa. “É uma experiência nova. No decorrer do curso iremos corrigir as prováveis falhas para ampliarmos o projeto em 2010”, garantiu.
A partir desta quarta-feira, estarão abertas as inscrições para o MT Pré-Vestibular.
Os municípios atendidos com o MT Pré-Vestibular são: Cuiabá , Várzea Grande, Rondonópolis , Cáceres , Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde , Sorriso, Juara, Colíder, Paranatinga, Poxoréo, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Chapada dos Guimarães, Diamantino e Água Boa.
O programa está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com Prefeituras e associações de bairros.