O evento Consciência Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado reuniu mais de 400 pessoas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas com o foco para estimular o controle social, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo TCE para estreitar os laços com a comunidade e mostrar aos cidadãos de que forma eles podem acompanhar a utilização do dinheiro público. “A maioria das pessoas só exerce a sua cidadania na hora das eleições, quando vão escolher um candidato. Nossa intenção é mostrar que é possível fazer muito mais”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim.
Segundo a prefeita Maria Izaura, todos os gestores deveriam auxiliar a disseminar essas informações, já que elas só transparecem o que prefeitos, vereadores e presidentes de instituições fazem pela comunidade. ”Quem trabalha pelo povo quer mais é que todos participem e saibam para onde o dinheiro está indo” disse a prefeita.
Já o vereador Francisco Militão acredita que iniciativas como essas são de extrema importância para a sociedade. “Eu acredito tanto como vereador quanto cidadão que qualquer movimento, que aproxime a população do poder público, é saudável e construtivo, ainda mais quando a intenção é mostrar a população que existe um poder de fiscalização”.
Os participantes do encontro Consciência Cidadã, aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre os métodos utilizados pelo Tribunal na fiscalização e análise das contas públicas. As principais dúvidas envolveram o novo sistema de avaliação das contas dos poderes. O tribunal agora analisa separadamente as contas de governo e as contas de gestão.
Estiveram no evento prefeitos de cidades vizinhas de Alta Floresta, além de representantes da Defensoria Pública e da OAB-MT, vereadores, presidentes de conselhos municipais.