PUBLICIDADE

Profissionais de segurança pública em MT são qualificados para gerenciar crises

PUBLICIDADE

O general Theófilo Gaspar de Oliveira, comandante da 13º Brigada de Infantaria Motorizada ministrou hoje palestra de abertura do Curso de Gerenciamento de Crise que contará com a participação de oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso e do Exército Brasileiro. 40 integrantes das duas forças terão aulas teóricas e também prática a respeito da doutrina de negociações para momentos de crise. A somatória total será de 50 horas/aulas.

O curso terá como supervisor geral o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, profissional com vasta experiência na área. A negociação em momentos de crise se faz necessária, por exemplo, em uma ocorrência de motim de presos onde se registra a presença de reféns. O ato de negociar exige técnica apurada e preparo já que a doutrina é rigorosa no intento de manter a preservação da vida.

“Em situações como essa temos o tempo a nosso favor, temos mais informações que o criminoso e temos a doutrina de gerenciamento. É extremamente difícil tecer comentários sobre determinada ação já que todas são diferentes e dezenas de fatores devem ser analisados levando em consideração a preservação da vida do refém”, disse o gerenal Theóphilo, durante a explanação. As técnicas, quando necessárias, poderão ser aplicadas em ações de missões de paz desenvolvidas pelo Exército Brasileiro.

O comandante geral da PM, coronel Campos Filho, fez questão de salientar ainda que ao longo de mais de 20 anos, o emprego das técnicas adequadas não resultaram na perda da vida de nenhum refém. Ele informou ainda que na grade curricular do Curso de Formação de Soldados existe a disciplina de gerenciamento de crise, assim como na formação dos oficiais. “Mas a qualificação é contínua. Na minha concepção, cada uma das ocorrências atendidas é uma situação de crise e exige gerenciamento. Só no ano passado foram 78 mil ocorrências”.

Participaram da solenidade de aula inaugural a comandante geral adjunta, Lílian Tereza Vieira, o diretor do Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa (CCDP), coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, pelos comandantes regionais de Cuiabá, coronel Osmar Lino Farias, e de Tangará da Serra, Eliérson Metello, do comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM), coronel Antônio Jorge Dantas, do tenente-coronel Fernando Miranda do Capô, do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC), e do tenente-coronel Josué Moreira, da Aeronáutica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE