PUBLICIDADE

Professores da UFMT que estão em greve pedem apoio

PUBLICIDADE

Professores de 57 instituições de ensino, entre universidades federais e Centro Tecnológicos de todo o país, parados há 86 dias, querem 18% de aumento e igualdade nos salários dos ativos e aposentados. O governo ofereceu metade do reajuste pretendido e em forma de percentual sobre o incentivo de titulação. Isso representa, por exemplo, R$ 70,00 para professores mestres em Mato Grosso, como é o caso de Juliana Ghesolfi professora de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ela e os demais membros do Comando de greve no estado visitaram a Assembléia Legislativa durante sessão vespertina de ontem para solicitar apoio dos parlamentares na busca de uma negociação com o governo. Foram recebidos pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, deputado Humberto Bosaipo (PFL). O parlamentar protocolou apoio e disse que vai levar aos deputados federais e senadores mato-grossenses as reivindicações da categoria.

De acordo com o comando de greve, seguindo uma orientação do comando geral em Brasília, em todo o país os professores buscam a interferência de parlamentares na tentativa de abertura de negociação com o governo.

A proposta do Mec de reajuste de reajuste de 50% já sobre a titulação já foi rejeitada três vezes pelos professores brasileiros. Eles fizeram protesto na manhã desta quarta-feira em frente ao Ministério da Educação em Brasília.

Sobre o vestibular o Comando de greve alerta que não deve receber interferência já que em Mato Grosso ele é terceirizado.

Trinta e oito das 52 universidades federais e 18 dos 33 Centros de Educação Tecnológica em todo o país estão em greve. São três meses sem aula. O diálogo entre professores, servidores e governo foi suspenso e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior admite a possibilidade da parda do semestre já que as aulas só seriam retomadas em janeiro mesmo se houver um acordo ainda este ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE