PUBLICIDADE

Procurador recebe pedido para investigar Maggi, mas não se pronuncia

PUBLICIDADE

O procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Ferra, recebeu dos promotores que atuam na Defesa do Patrimônio Público pedido para que seja investigado o ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR) por suposto envolvimento no superfaturamento de R$ 44,4 milhões no programa "Mato Grosso 100% Equipado". Ele, no entanto, ainda vai avaliar o requerimento antes de se pronunciar, o que não há prazo para ocorrer.

Marcelo Ferra recebeu o pedido ontem, após retornar de viagem oficial. Ele alega apenas ser de praxe, mas terá que avaliar o assunto com calma. Ele é o único que tem competência para iniciar investigação contra ato de governador, conforme está previsto na Constituição Federal e Estadual.

Depois de instaurar investigação, o procurador poderá delegar a responsabilidade a outros membros do Ministério Público Estadual (MPE). O pedido foi feito pelos promotores de Justiça Mauro Zaque, Gilberto Gomes, Célio Fúrio, Clóvis de Almeira Júnior e Gustavo Dantas Ferraz após investigação da Delegacia Fazendária que levou ao indiciamento de 9 empresários e 3 servidores públicos, inclusive o ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marchetti.

Além de pedir a investigação contra Maggi, Mauro Zaque também já propôs duas ações civis públicas por improbidade administrativa contra Vilceu, Geraldo de Vitto (ex-secretário de Estado de Administração) e representantes de 9 empresas que venceram as licitações 87 e 88/2009.

Na esfera penal, a promotora Ana Cristina Bardusco também não faz previsão de quando decidirá se denuncia por fraude em licitação, corrupção passiva e formação de quadrilha contra os envolvidos. O superfaturamento começou a ser investigado em março após o então governador Blairo Maggi (PR) receber denúncias envolvendo licitações e ter solicitado investigação à Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministros manifestam em Cuiabá apoio para Lúdio Cabral

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República,...
PUBLICIDADE