A procura voluntária para mesário nas eleições do próximo mês, já chega a metade das 644 vagas, na 32ª Zona Eleitoral que compreende parte de Sinop, e os municípios de Claudia e União do Sul. O chefe do cartório, Valdiney Rondon Maidana, avaliou ao Só Notícias que a intensidade tem sido “boa” e ainda há tempo para os interessados. “Basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral e se cadastrar. O mesário pode ser nomeado até no dia das eleições, já que sempre há casos dos que faltam e é preciso substituição”.
Somente Sinop concentra 512 vagas. “O mesário tem benefícios como 2 dias de folga para cada dia trabalhado, por se tratar de trabalho voluntário pode usar em concurso público, em caso de desempate por exemplo, caso isso conste no edital, ou até como atenuante caso for condenado em algum processo, como prevê o código penal”.
Já na 22ª Zona Eleitoral, responsável também parte do eleitorado em Sinop, Santa Carmem, Vera e Feliz Natal, a chefia do cartório informou que para as 664 vagas, todos os mesários já foram convocados. “Agora eles vão passar por treinamento, em suas cidades”, foi apontado.
As 6 cidades, juntas, têm pouco mais de 150 mil eleitores aptos a votarem em outubro.