PUBLICIDADE

Prioridades para Nova Mutum serão saúde e segurança, anuncia prefeito

PUBLICIDADE

As questões relacionadas à saúde e à segurança pública estarão no foco das atenções da Administração de Nova Mutum, em 2012. A afirmação é feita, ao Só Notícias, pelo prefeito Lírio Lautenschlager. “Não vamos deixar de lado a infraestrutura urbana, a educação, obras e os demais segmentos mas, devido ao crescimento populacional, saúde e segurança são fatores que geram preocupação e devem ser trabalhados agora, para que acompanhem o nosso desenvolvimento”, anunciou.
 
Com relação à saúde, um dos principais desafios é dar encaminhamento adequado para o hospital municipal. O município, por orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reassumiu a unidade em outubro deste ano, mas como sua prioridade é a saúde preventiva e não curativa, deverá repassá-la para uma organização social. “A gestão da instituição deve ser feita por quem entenda realmente de administração hospitalar e possa dar o encaminhamento esperado, ofertando novamente serviços que, hoje, o município é legalmente impedido de disponibilizar, como é o do atendimento via planos de saúde”.
 
No que se refere aos Postos de Saúde da Família -PSFs-, além da reforma dos cinco já existentes, a sexta unidade está em fase adiantada de construção no bairro Jardim Primavera II, devendo atender cinco bairros. “Já estamos licitando a construção de mais um, no bairro Arara Azul e outros investimentos semelhantes também devem ser concretizados ainda em 2012”, falou. Os recursos para os novos projetos devem vir da venda de terrenos públicos, no loteamento Aeroporto, cujo projeto entra em pauta, na câmara, no início do ano.
 
Com relação à segurança pública, o desafio será a construção do batalhão para a Polícia Militar. O projeto que começou a ser viabilizado em 2010, mas o início das obras depende de contrapartida do Estado. Do Estado também será cobrada mais infraestrutura para que os policiais tenham condições de desempenhar os trabalhos como veículos, armamento e tecnologia. “Um projeto que também deve sair do papel, no próximo ano, é o que trata da instalação de câmeras de vigilância nas ruas da cidade. Há exemplos práticos, de outros municípios brasileiros, que comprovam a inibição da criminalidade”, diz Lírio.
 
Na educação, a construção de mais duas creches, uma delas já em obras vai aliviar a necessidade de atender a educação infantil. Uma escola, no bairro Edelmina Querobin Marchetti, também vai suprir a crescente demanda na região sul da cidade. “Outra conquista de 2012 será a aquisição de mais 10 ônibus para o transporte escolar. Assim, a totalidade de nossa frota será própria e composta por veículos novos, garantindo qualidade e segurança ao atendimento”, disse. Também na educação, a estadualização da faculdade Uninova é apontada por uma grande conquista de 2011. “Vínhamos trabalhando nisso desde 2009 e, finalmente, conseguimos dar encaminhamento. No início de janeiro, agora, o governador Silval Barbosa deve vir a Nova Mutum, para oficializarmos a gratuidade das mensalidades e no final do primeiro semestre de 2012 será lançado o primeiro vestibular sob a coordenação da Unemat”, explicou.
 
“Com relação à infraestrutura urbana, 2011 foi marcado pela revitalização de mais de 90% do asfalto já existente, através da aplicação de lama asfáltica e da pavimentação dos bairros Parque do Sol e Alto da Colina, problemas históricos de nossa cidade”, destaca. Lírio adianta, ainda, que em 2012 pretende concluir o asfaltamento do Residencial das Palmeiras e do bairro Bela Vista, onde as obras já estão em andamento e tem também recursos garantidos, via emenda, para o asfalto do Distrito Industrial Norte. “Outra boa notícia que daremos no próximo ano, será o asfaltamento do Flor do Cerrado e, ainda, pretendemos lançar o edital par o início do asfalto no loteamento Edelmina Querobim Marchetti. No interior, as atenções em 2012 estarão voltadas para a abertura, revitalização e manutenção das estradas vicinais, assim como na construção de pontes e bueiros de concreto”, reitera Lírio.
 
O prefeito detalhou, também, investimentos a serem feitos na área social, a exemplo da construção da sede do CRAS – Centro de Referências em Assistência Social, cuja ordem de serviço será assinada na primeira semana de janeiro. Em 2012 também será concretizado o acesso à casa própria para cerca de 2 mil famílias de Nova Mutum. “Destas, 722 unidades estão em fase adiantada de construção, através do programa Minha Casa Minha Vida, no loteamento Edelmina Querobin Marchetti. Já pelo programa Tô Feliz, além das 100 casas já entregues em 2010, no Residencial das Palmeiras, mais 200 serão construídas no Santa Terezinha e outras 100 no Flor do Cerrado. Além disso, 276 lotes foram comercializados no Flor do Cerrado, outras  500 casas serão construídas no loteamento Flor de Pequi e 100, através do Central de Movimentos Populares, programa Minha casa Minha Vida Entidades”, especificou.
 
O prefeito lembra, ainda, que a Administração Municipal também manterá o foco na população rural. “Na agricultura as atenções continuarão voltadas para a subsistência dos pequenos agricultores, com o fomento a agroindustrialização, a exemplo do que vem sendo feitos nos assentamentos Pontal do Marape e Ribeirão Grande. No segmento industrial, teremos um anuncio importante no mês de fevereiro, que é a instalação da um grande empreendimento no município”, informa.
 
Mas a ideia de desenvolvimento, segundo ele, está associada à melhora da qualidade de vida. Por isso, haverá investimentos em outras áreas. “A construção de mais duas praças – uma no Parque do Sol e outra no Alto da Colina -, com investimento na ordem de R$ 400 mil, são obras que saem do papel já no primeiro semestre, assim como a construção de uma quadra coberta na escola Carlos Drummond de Andrade e a reestruturação do campo do bairro Colina II”, aponta.
 
Para o prefeito, investir na qualificação da infraestrutura de serviços é vital para um município que está em franco desenvolvimento e, por isso, recebe um grande número de novos moradores. “Em 2011 ganhamos o cartório da 5ª zona eleitoral, e também uma unidade da Vara do Trabalho. Agora, encerraremos o ano com a inauguração da agência do INSS, que acontece nesta quinta-feira, dia 29. Para 2012 está previsto também o início das atividades da Caixa Econômica Federal no município”, conclui Lírio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE