Dezembro de 2011. Esta é a previsão do Governo Federal para que seja concluída a pavimentação da BR-163 entre Mato Grosso e Pará, uma luta de décadas das lideranças dos 2 Estados para agilizar escoamento da produção agrícola, madeireira e de outros produtos reduzindo consideravelmente custos de fretes e reduzindo tempo de transporte. As obras – inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – ocorrem em um trecho de 1.055 quilômetros e contam com investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão. Quando estiver totalmente asfaltada, a rodovia facilitará o escoamento da produção agrícola da região (principalmente da soja), atualmente estimada em quase 30 mil de toneladas por ano, além de proporcionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos mais de um milhão de habitantes que vivem na área de influência da estrada.
A maior extensão localiza-se no Estado do Pará onde empreiteiras foram contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Militares do Exército também trabalham. Em Mato Grosso, o executor é o 9º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. A área de abrangência compreende aproximadamente 50 quilômetros entre Guarantã do Norte (região Norte do Estado) até a divisa com a unidade federada vizinha. Atualmente, os serviços como terraplenagem e pavimentação foram paralisados devido ao período chuvoso (que geralmente ocorre até abril).
Contudo, alguns procedimentos continuam sendo efetuados, a exemplo das detonações de material rochoso, implementação de bueiros e galerias e meio-fios, além dos programas socioambientais. A previsão é que ainda este mês os trabalhos de inserção da camada asfáltica no trecho sejam retomados. Até o momento, apenas no trecho de Mato Grosso, a pavimentação da BR-163 atingiu 50% do projeto. Ou seja, já são 25 quilômetros asfaltados pelo 9º BEC.
Dos mais de R$ 1 bilhão destinados pela União para obras na rodovia, R$ 49 milhões estão sendo aplicados apenas em Guarantã do Norte. De acordo com o DNIT, apenas na travessia urbana de Novo Progresso, no Pará, o investimento é de R$ 16 milhões. O empreendimento todo foi dividido em 11 lotes e cujo projeto contempla, além da pavimentação, a construção de 74 pontes de concreto ao longo dos mais de mil quilômetros.
Já para os chamados programas ambientais – que totalizam 21 -, o Governo Federal, por meio do DNIT, está investindo R$ 70 milhões em ações que compreendem, por exemplo, controle do entorno da rodovia, compensação, bem como outras. Elas são executadas ao longo da BR-163 ou estão em fase de implantação pelo DNIT ambiental com os parceiros institucionais.
Na relação dos componentes socioambientais estão programas como o de Educação Ambiental, Treinamento e Capacitação de Mão de Obra, Prevenção e Emergência para Cargas Perigosas, Proteção à Fauna, à Flora, Desapropriação e Remoção na Faixa de Domínio, Recuperação de Áreas Degradadas, Comunicação, além de outros.
No território mato-grossense, um dos programas já demonstrou que apesar da pavimentação na rodovia estar ocorrendo, os rios e córregos às margens da pista em Guarantã do Norte não tiveram a qualidade da água alterada. No começo do mês, novas amostras foram coletadas em 23 pontos que cortam a rodovia.
Segundo o coordenador do Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas nos Corpos Hídricos, Rodrigo Wanick, as análises servem para mensurar as condições das águas localizadas em rios e córregos da região. Entre os parâmetros a serem verificados no momento da coleta estão o PH, oxigênio dissolvido, temperatura e condutividade elétrica. Outros como a cor, turbidez e óleos e graxas são analisados em laboratório.
De maneira geral, são 19 parâmetros a serem analisados de acordo com o plano básico ambiental da rodovia, aprovado pelo IBAMA. Até o fim do ano, mais duas campanhas de coleta serão realizadas. “Não foram detectados impactos diretos na qualidade da água dos corpos hídricos”, expressou Wanick.
Agilidade nas obras
No começo do ano, o presidente do DNIT, Luiz Antonio Pagot, reuniu-se com representantes das 21 empresas envolvidas na pavimentação da BR163 – entre Guarantã do Norte e Santarém. Na época, o representante afirmou que “a obra é para 2011”.