Em menos de dois dias o Governo do Estado já fez a troca de mais dois membros do secretariado. Na sexta-feira, o presidente do Detran, Arnon Osny Mendes, pediu exoneração do cargo. Neste sábado, foi a vez o advogado e ex-vereador por Cuiabá Paulo Borges anunciar sua saída da presidência da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
Arnon Osny estava no Detran desde o início da gestão de Pedro Taques. Inicialmente, ocupava uma das diretorias da autarquia, o motivo do pedido de exoneração não foi revelado. O comunicado de sua saída foi feito durante uma reunião do chefe do executivo com secretários e dirigentes.
Já o advogado e ex-vereador por Cuiabá Paulo Borges deixa a presidência da MTI. De acordo com ele, sua saída é motivada pela sua eleição a presidência do PSDB, mesmo partido do governador. Segundo ele, quando foi eleito para presidir a sigla tucana, assumiu compromissos com o correligionários de acompanhar de perto o partido neste ano eleitoral.
Na sexta-feira o maestro Leandro Carvalho anunciou, que deixaria o comando da Secretaria de Estado de Cultura. Ele ficou por quase três anos à frente da Pasta. Em seu lugar assume o jornalista Kleber Lima, que também deixa o Gabinete de Comunicação (Gcom).
Com as mudanças, o secretário-adjunto de Comunicação Integrada, jornalista Marcy Monteiro, assume o Gcom. Marcy já ocupou o cargo de secretário temporariamente, com o afastamento de Kleber em setembro deste ano. Na ocasião, o afastamento foi determinado em decorrência de uma ação civil pública contra o jornalista.
Além destes secretários, também já anunciou que deixa o staff de Pedro Taques nos próximos dias, o secretário de Fazenda, Gustavo Oliveira. O vice-governador, Carlos Fávaro, por sua vez, já deixou o comando do Meio Ambiente.
Oliveira foi titular do Gabinete de Assuntos Estratégicos e da Secretaria de Planejamento. Ele deixa o cargo para retornar às suas atividades na iniciativa privada. Ainda não foi anunciado novo nome para ocupar seu lugar.