O governador Pedro Taques se reuniu, no Palácio Paiaguás, com presidentes de câmaras municipais de 11 cidades no Médio Norte para tratar de soluções aos principais problemas dos municípios. O presidente da câmara de Nova Mutum, Airton Pessi (Quick), idealizador da frente, informou que foram pedidos investimentos na segurança pública e fortalecer o 14º Comando Regional da Policia Militar, com sede em Mutum, e encaminhados mais armas, viaturas e aumento do efetivo.
Também pediram que sejam resolvidos, com maior brevidade, os repasses para os hospitais conveniados com o Estado.
Segundo o governador, entre a última semana de maio, até o momento, o Governo do Estado já repassou aos municípios e hospitais regionais R$ 120 milhões, restando um débito de pouco mais de R$ 40 milhões e que tem priorizado resolver as pendências mesmo diante da queda de repasses de veras da União.
Taques encaminhou os pleitos sobre segurança para a secretaria e expôs aos vereadores que houve um aumento significativo de profissionais em sua gestão. 28% dos que atuam na segurança foram convocados para o trabalho nos últimos dois anos e seis meses. Além disso, destacou que o modelo de gestão integrado também beneficiou a área que já demonstra resultados positivos. Na Polícia Civil, Taques destacou que o problema da falta de delegados será resolvida em breve com a convocação de quem for aprovado no concurso que está em andamento. O governador lembrou que no Corpo de Bombeiros, foram 450 novos militares incorporados.
Os presidentes de câmaras e Taques também tratatarm sobre a instalação da Politec em Nova Mutum para atender municípios da região. Atualmente, casos relativos a acidentes de trânsito com vítimas, incêndios e demais que precisam de perícia são resolvidos por peritos de Sorriso. Ele confirmou que Mutum terá uma unidade e é possível que passe a funcionar até o final do ano. A construção será em parceria do governo, prefeitura e câmara de Nova Mutum.
"Criamos uma Frente Parlamentar com o objetivo de unir os vereadores da nossa região e através desse movimento estivemos cobrando do governador uma maior infraestrutura para a segurança da nossa região”, disse, através da assessoria, o presidente Airton Pessi .