Os presidentes das câmaras municipais de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e um vereadores da Câmara de Sorriso reuniram-se, hoje, com o secretário estadual de Segurança, Diogenes Curado. Eles reivindicaram melhor aparelhamento da PM e Polícia Civil para combater a criminalidade. Curado ouviu a preocupação com os graves casos de assaltos e homicídios, as reivindicações de mais policiais, viaturas e armamentos. Ele marcou um novo encontro, para dia 9 de dezembro, com a cúpula da PM e Polícia Civil para discutir medidas a serem implantadas a curto prazo.
O secretário da Câmara de Sinop, Gilson de Oliveira, informou ao Só Notícias que Curado explanou um estudo que o governo está fazendo para moficiar lei e 1.500 agentes prisionais passem a fazer também a segurança nas penitenciárias, cadeias e mantendo as atividades que desempenham atualmente. “A estratégia é retirar policiais dos presídios e cadeias e colocá-los nas ruas e boa parte das suas atribuições ser feita pelos agentes”, disse.
O presidente Mauro Garcia disse que existe estudo para criação do comando regional da PM em Alta Floresta. Hoje, o município faz parte do comando sediado em Sinop. “Com isto, nossa regional (Sinop) deve ficar com efetivo maior que o atual para atender não apenas Sinop, mas Sorriso, Lucas, Nova Mutum e demais cidades”, disse. “O secretário manifestou que deverá destinar 70 novos soldados para o comando em Sinop e 70 para Alta Floresta”, revelou Mauro, ao Só Notícias. “Também sugeri a formação de convênios com objetivo de liberar policiais de serviços administartivos e trabalharem no policiamento ostensivo”, emendou.
O presidente da câmara de Lucas, Marcio Albieri, pediu cerca de 20 policiais para trabalharem especificamente no município. O secretário disse que estará sendo reavaliada a distribuição dos novos soldados, que estão sendo formados, para os municípios da região. “Vamos fazer um levantamento das necessidades de Lucas e apresentar ao secretário que demonstrou boa vontade em amenizar este problema na região”, disse, ao Só Notícias.
O presidente da câmara de Nova Mutum, Unírio Schirmmer, avaliou de forma positiva o encontro com o secretário Diógenes Curado. “Ele não prometeu nada, mas estará avaliando nossas reivindicações e em um novo encontro, já programado para as 14h30min do dia 09 de dezembro, deverá dar-nos respostas”, falou. Nova Mutum levou como principal reivindicação o aumento no número de efetivos da Polícia Militar. “Nossa cidade tem 30 mil habitantes e apenas 16 policias militares, destes 2 trabalham no Fórum, 2 na comunidade Ranchão e 2 estão de licença, ou seja, restam 10, que se revezam em plantões. É uma situação inadmissível”, falou.
O secretário também disse que deve ser designado mais um delegado de Polícia Civil para Sorriso. Não foi informado o número de policiais que será destacado para o município.
Para Sinop, Curado previu que a construção da base comunitária de Sinop deve iniciar em pouco tempo. Está sendo finalizado convênio para liberar R$ 360 mil, até o final do mês, e iniciar o processo licitatório.
(Atualizada às 17:12h)