As três câmaras municipais fazem hoje a última sessão ordinária do ano, com a eleição para compor a mesa diretora, do biênio 2015/16. Em Sinop, o vereador peemedebista Mauro Garcia (foto) encabeça uma chapa, como candidato a presidente, vice Carlão (PSD), a segundo vice-presidente Roger Schlenberger (PR), Edilson Ribeiro -Ticola (PMDB) a primeiro secretário e, segundo secretário, Hedvaldo Costa (PSB).
Mauro registrou chapa, na sexta, e disse ao Só Notícias que tem conversado com todos vereadores em busca de apoio. Ele prevê que tenha 'garantidos' 10 dos 15 votos.
A oposição não deve apresentar chapa porque está em menor número. O regimento interno prevê candidaturas avulsas a determinados cargos. Um vereador pode disputar a presidência, por exemplo, sem formar chapa de vice, secretário e para demais cargos. Não houve acordo de lideranças para formar chapa única. Pelo regimento interno, as chapas podem ser inscritas até no último momento. Mauro Garcia já presidiu a câmara na legislatura passada e é o atual primeiro secretário.
Em Cláudia, a base governista do prefeito João Batista deve eleger hoje o vereador Fernando Leitão (PSB), a presidente. O atual presidente, Arnaldo França (PSDB) será candidato a vice. A chapa tem como primeiro secretário, Francisco Edson Moreira (PROS) e como segundo secretário, Leandra Sabo (PMDB). Os dois são da oposição. Segundo França, a eleição deverá ter apenas uma chapa, já que os outros vereadores estão apoiando a composição.
Esta manhã, em Nova Mutum, o vereador José da Paixão (PSC) foi eleito presidente, encabeçando chapa consensual. O vereador Lucas Badan (PV) é vice, Francisco Assis Pereira (PPS), primeiro secretário e André Pitter (PSDC), segundo. A composição teve também o aval do atual presidente da casa, vereador Luis Carlos Gonçalves que por sua vez, optou por ficar fora da mesa diretora. A base aliada do prefeito Adriano Pivetta é formada por cinco vereadores, da qual Paixão faz parte.
(Atualizada às 11:26hs)