O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, a lei n.° 11.772, que altera o Plano Nacional de Viação (PNV), dentre outras providências, e inclui projeto de duas ferrovias para Lucas do Rio Verde. A lei também reestrutura a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, que administrará, coordenará, executará e fiscalizará a infra-estrutura ferroviária na país.
Só Notícias apurou que a Ferrovia Transcontinental, linha de maior extensão, 4.4 mil quilômetros, ligará o litoral do Estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando por Muriaé (RJ); Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e chegando ao Nortão com ramal em Lucas do Rio Verde. De lá “seguirá” a Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC). No país vizinho, o processo de concessão está em fase adiantada e, ligará a divisa com o Brasil até o Oceano Pacífico.
Outra ferrovia prevista no novo PNV, terá 2.6 mil km e ligará o litoral Baiano até o Nortão de Mato Grosso, saindo de Ilhéus, passando por Brumado, Bom Jesus da Lapa, Barreira e Luis Eduardo Magalhães (BA); Alvorada (TO); chegando à Lucas do Rio Verde. Essa linha, no Tocantins, cruzaria com a ferrovia Norte-Sul, que já está em construção, possibilitando acesso aos portos de Belém (PA) e Itaqui (MA).
Também foi uncluso no texto, a extensão da Ferronorte de Cuiabá à Santarém (PA), mas sem traçado definido ainda.
O presidente do Departemento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, previu, anteriormente, que no quarto trimestre de 2009 deve ser feita a licitação da Transcontinental, ou início dos trabalhos através de PPPs (Parceria Público Privadas), com prazo de conclusão da ferrovia em seis anos. Os valores de cada
obra não foram informados.