PUBLICIDADE

Presidente sanciona ramais de ferrovias para o Nortão

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, a lei n.° 11.772, que altera o Plano Nacional de Viação (PNV), dentre outras providências, e inclui projeto de duas ferrovias para Lucas do Rio Verde. A lei também reestrutura a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, que administrará, coordenará, executará e fiscalizará a infra-estrutura ferroviária na país.

Só Notícias apurou que a Ferrovia Transcontinental, linha de maior extensão, 4.4 mil quilômetros, ligará o litoral do Estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando por Muriaé (RJ); Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e chegando ao Nortão com ramal em Lucas do Rio Verde. De lá “seguirá” a Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC). No país vizinho, o processo de concessão está em fase adiantada e, ligará a divisa com o Brasil até o Oceano Pacífico.

Outra ferrovia prevista no novo PNV, terá 2.6 mil km e ligará o litoral Baiano até o Nortão de Mato Grosso, saindo de Ilhéus, passando por Brumado, Bom Jesus da Lapa, Barreira e Luis Eduardo Magalhães (BA); Alvorada (TO); chegando à Lucas do Rio Verde. Essa linha, no Tocantins, cruzaria com a ferrovia Norte-Sul, que já está em construção, possibilitando acesso aos portos de Belém (PA) e Itaqui (MA).
Também foi uncluso no texto, a extensão da Ferronorte de Cuiabá à Santarém (PA), mas sem traçado definido ainda.

O presidente do Departemento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, previu, anteriormente, que no quarto trimestre de 2009 deve ser feita a licitação da Transcontinental, ou início dos trabalhos através de PPPs (Parceria Público Privadas), com prazo de conclusão da ferrovia em seis anos. Os valores de cada
obra não foram informados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: licitação para asfaltamento em 14 bairros sai este mês

A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon,...

Avenida de Sorriso terá trecho duplicado com R$ 14 milhões em investimentos

A prefeitura contratará empresa, mediante concorrência eletrônica, para fazer...

Câmara de Cuiabá cria novas comissões e autoriza voto híbrido em sessões

A câmara de Cuiabá aprovou hoje uma resolução que...
PUBLICIDADE