PUBLICIDADE

Presidente Lula chega em reserva indígena no Nortão e condecora Raoni

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha/Kelvin Ramirez (foto: Ricardo Stuckert/assessoria/ - atualizada 12:01h)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, no final da manhã, na aldeia Piaraçu, da terra indígena Capoto-Jarina, localizada em São José do Xingu (476 km de Sinop) onde se reúne com o cacique Raoni Metuktire e demais lideranças indígenas. O presidente foi acompanhado de ministros e parlamentares. A decolagem ocorreu às 8h de Brasília com chegada na base aérea do Cachimbo em Novo Progresso (PA). De helicóptero, ele se dirigiu à aldeia para condecorar o cacique Raoni Metuktire, principal líder indígena do país, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. No início da noite, o presidente e comitiva decolam para São Paulo.

A assessoria do governador Mauro Mendes (União) confirmou, ao Só Notícias, que ele não recebeu convite para participar do encontro, tampouco para outras agendas que Lula possa ter no Estado.

Lula criou, no seu terceiro mandato, o ministério dos Povos Indígenas, sob comando da ativista Sonia Guajajara, o primeiro dedicado aos povos originários do Brasil, que tem como objetivo atuar na implementação da política indígena e indigenista, a partir do reconhecimento e garantia de seus direitos como demarcação territorial, usufruto exclusivo e gestão das terras bem como defesa do viver dos povos.

Semana passada, Raoni, que é liderança de destaque internacional na atuação política em prol da defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas, – e subiu a rampa com Lula na posse em 2023 – afirmou que irá cobrar do presidente o cumprimento das promessas relacionadas às questões ambientais que impactam diretamente na vida dos povos originários.

Raoni apontou que entre seus objetivos está pedir ao chefe do Planalto que desista da exploração de petróleo na margem equatorial, área marítima próxima à costa Amazônica, o que gera críticas dos ambientalistas. O líder indígena também irá recordar o presidente da promessa de avançar na demarcação das terras indígenas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretária de MT integrará grupo que revisará Lei de Publicidade no país

Mato Grosso está entre os seis Estados que integram...

Blairo Maggi anuncia apoio a Pivetta; “futuro governador’

O ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi confirmou, hoje, que...
PUBLICIDADE