O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, estará em Sinop, no próximo dia primeiro para definir a área onde será construído o novo fórum da justiça estadual. Ele se reunirá com o prefeito, Juarez Costa, o diretor do fórum, Clovis de Mello, vereadores e empresários.
Há 4 terrenos sendo analisados. Três ficam no chamado 'centro cívico', próximo onde está sendo construído fórum da justiça federal, 'vizinho' Centro de Eventos Dante de Oliveira. Uma fonte de Só Notícias informou que a prefeitura cedeu uma área, a colonizadora ofertou outra com 31 mil metros quadrados, mas a prefeitura estaria apontando que essa seria inviável por ser considerada área verde. A terceira opção é de 40 mil metros quadrados, que seria doada por empresários que tem imóveis no local. A outra área ofertada fica a 5 km da Catedral, sentido aeroporto, no lado esquerdo, em loteamento que está sendo formado. O terreno não fica de frente para a avenida Bruno Martini (que liga centro ao aeroporto).
Para abrigar o projeto do novo fórum, seriam necessários cerca de 40 mil metros quadrados. As 4 áreas analisadas são ofertadas como doação por parte de empresários e prefeitura. "É evidente que existe interesses dos doadores em ter o fórum nestes locais porque ajudará na valorização em ambos os setores da cidade (leste-oeste). Mas vamos decidir o que será melhor para os jurisdicionados, para a sociedade e poder judiciário. O presidente do tribunal dará a palavra final", informou, ao Só Notícias, uma alta fonte do judiciário sinopense. A estrutura do fórum atual, ao lado da Catedral, ficou pequena e Sinop pleiteia ser elevada à entrância especial para ter mais juízes e servidores.
Próximo ao local projetado anteriormente para ser o centro cívico também pode ser construído, por um grupo de investidores de São Paulo, um shopping, com investimentos de R$ 120 milhões.