PUBLICIDADE

Presidente do Tribunal de Justiça instala 2º juizado especial em Sinop para agilizar decisões

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Só Notícias)

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino instalou, oficialmente, esta tarde, o 2º Juizado Especial na Comarca de Sinop, que tem atribuição de conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade e causas causas cujo valor não exceda a 40 salários mínimos.

“Como medida de economicidade, também praticidade, foi decidido que nós faríamos a divisão do trabalho em dois gabinetes, como é o modelo que vigora, são os mesmos juizados com dois gabinetes dividindo o trabalho. Isso acelera, agiliza e não onera poder correr, porque nós temos agora um período de muita carência de servidores, uma carência grande de magistrados para fazer essa agilidade sem comprometer outros setores, outras comarcas, então nós vamos fazer essa experiência”, disse a presidente.

A juíza diretora do Fórum em substituição legal, Débora Roberta Paim Caldas, afirmou que a instalação do segundo juizado especial significa que o Tribunal de Justiça demonstra o fortalecimento da confiança na comarca de Sinop. “A partir desse segundo juizado nós teremos condições de ter mais celeridade, de preencher realmente o que a Constituição prevê como um acesso rápido da população, principalmente daquelas causas que chamamos de menores, mas não menos complexas, que ganharão, então um fôlego para que elas sejam analisadas de forma mais rápida, com uma melhor prestação jurisdicional. Hoje, temos um juizado que tem quase 10 mil processos, temos somente um juiz”. “A partir da instalação desse segundo juizado teremos dois magistrados atuando e dando vazão a essa grande demanda, então principalmente para o jovem advogado, que acaba se utilizando muito dos juizados especiais, nós teremos aí uma satisfação muito grande em dar uma prestação jurisdicional bem mais célere e de forma inclusive com uma prestação bem melhor a partir desse segundo juizado”.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, 6ª Subseção de Sinop, Reginaldo Monteiro, detalhou que a instalação é uma solicitação da subseção, desde o início da atual gestão, o qual foi levado ao Tribunal de Justiça. “Nós temos uma convicção de que melhorará muito aqui a entrega da prestação jurisdicional nos juizados, que é aquela parte do poder judiciário onde atende ali boa parte da sociedade e boa parte daquela sociedade carente da nossa sociedade. Agora com dois juizados são muito mais decisões, muito mais sentença, vai desafogar aqui um pouco o judiciário até porque nós temos no juizado especial aqui em média 900 novas ações por mês, então com esse novo juizado haverá uma melhora significativa na entrega da prestação jurisdicional”, avaliou.

Também participaram da solenidade o presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, corregedor-geral da justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, o corregedor eleito, Jose Lindotte, o presidente da câmara, Paulinho Abreu, o coordenador da promotoria de justiça de Sinop, promotor de justiça Pompilho Paulo Azevedo da Silva Neto, a secretária municipal de Assistência Social, Scheila Pedroso, juízes e advogados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum revitalizará fontes de água flutuantes no lago municipal

A prefeitura definiu dispensa de licitação para restauração das...

Brasil terá programa ‘Pé-de-Meia’ para licenciaturas, diz ministro da Educação

O governo federal deverá apresentar, no próximo mês, um...
PUBLICIDADE