O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos, inaugurou, hoje à tarde, a sede da 32ª Zona Eleitoral de Sinop. A nova unidade será responsável por cerca de 57 mil eleitores de Cláudia, União do Sul e parte de Sinop. Neste momento, dois servidores, sendo um analista e um técnico, ficarão no cartório que terá como juiz eleitoral responsável Túlio Duailibi.
O desembargador explicou que os dois cartórios no município facilitarão o desenvolvimento dos trabalhos eleitorais, mas a grande preocupação é a facilidade para a população. Segundo ele, para melhorar o trabalho, seria necessário conseguir junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um número maior de zonas para o Estado, mas esta é uma tarefa que demanda um tempo maior. “Ou fazer o que fizemos aqui, que é remanejar as zonas”, disse.
“O motivo da criação de mais uma zona eleitoral em Sinop é porque há um desenvolvimento intenso e um número significativo de eleitores inscritos. Acima de cem mil estava inviável manter uma única zona no município. A razão então seria o desenvolvimento e a migração. Precisavamos dar um atendimento condizente para a população local”, explicou.
O juiz eleitoral Túlio Duailibi disse que ainda não há data prevista para os eleitores sinopenses trocarem os títulos. Os documentos ainda deverão chegar na nova unidade, mas qualquer dúvida poderá ser sanada na 22ª Zona Eleitoral, onde ficará a central de atendimento. O juiz Mário Machado continuará sendo o responsável pela 22ª Zona.
Participaram da mesa de honra o presidente do TRE, os juristas Samir Hammoud e Samuel Franco Dalia Junior, vice-prefeito Aumeri Bampi, procurador eleitoral Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, juizes eleitorais Mário Machado e Túlio Duailibi, vice-presidente da câmara Ademir Bortoli, diretora-geral Cristiane Manzano Manoel, secretário de Governo Mauri Rodrigues de Lima, prefeito de Cláudia, Vilmar Giachini, e vice-prefeito de União do Sul, José Dutra, além da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sinop, e Soraide Castro.
Conforme Só Notícias já informou, 32ª Zona Eleitoral deixou de atender somente Pedra Preta para ser transferida para Sinop. A resolução do TRE dispõe que a 32ª ZE abrangerá integralmente o eleitorado de Cláudia e União do Sul e parte dos eleitores de Sinop. “Considerada toda a região ao norte da Estrada da Glória e das avenidas da Saudade, governador Júlio Campos e Brasília, e a partir do término desta última, da linha imaginária traçada com igual sentido e direção, até o advento de seu prolongamento”, consta, na publicação.
Já a circunscrição da 22ª ZE abrangerá integralmente os municípios de Vera, Santa Carmem e Feliz Natal, além de parcialmente Sinop. “Considerada toda a região ao sul da Estada da Glória e das avenidas da Saudade, governador Júlio Campos e Brasília, e a partir do término desta última, da linha imaginária traçada com igual sentido e direção, até o advento de seu prolongamento”.