PUBLICIDADE

Presidente do TRE espera abstenção menor domingo no 2º turno em Cuiabá; 102 mil não votaram

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reforçou, hoje, a importância do comparecimento do eleitorado às urnas, domingo, no segundo turno para prefeito de Cuiabá. São 445 mil pessoas aptas a votar. A abstenção o 1º turno, no último dia 6, na capital, foi de 23%, ou seja, 102.186 eleitores e eleitoras deixaram de votar. “Precisamos que este índice seja menor e que as pessoas compareçam no 2º turno, pois a democracia depende da manifestação do povo por meio do voto. Conclamamos aos eleitores e eleitoras que compareçam às urnas e exerçam seu direito ao voto, escolham seu representante, que é quem vai cuidar de questões fundamentais no seu município. Que domingo seja um dia de paz, de sabedoria e de muitas bênçãos a quem vai participar, seja trabalhando, seja votando”, disse.

Deste total faltante no 1° turno, apenas 13.613 apresentaram a justificativa eleitoral até o momento. O prazo para os ausentes justificarem vai até 05 de dezembro de 2024.

A eleição no 2º turno, em Cuiabá, abrange quatro Zonas Eleitorais (1ª, 39ª, 51ª e 55ª) com 158 locais de votação e 1.363 seções eleitorais. O tribunal informa que 6.354 pessoas, entre servidores e servidoras efetivos e requisitados, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias, juízes e juízas eleitorais, desembargadores, juízes-membros, juízes auxiliares da propaganda, da Presidência e procurador regional eleitoral, além de profissionais da segurança pública estão trabalhando.

A Polícia Judiciária Civil informou que reforça o efetivo para atender possíveis casos que decorram de crimes eleitorais e a segurança também contará com 1.700 câmeras do programa de monitoramento Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso. Toda a ação de segurança é gerida pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O horário de votação no domingo é das 7h às 16h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE