A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas recebeu, nesta sexta-feira, uma comitiva de Sinop que apresentou o projeto arquitetônico para a construção do novo prédio do Fórum da Comarca. “Recebo com carinho a demanda de Sinop e irei discutir com os meus pares a possibilidade de construção da nova sede do Fórum”, afirmou a presidente.
A presidente ouviu os representantes, disse que com a pandemia inúmeras inovações surgiram, ampliou-se a virtualização de processos e dos canais de acessos remotos, trazendo uma nova realidade para o Judiciário, em que prédios de grande porte se tornaram obsoletos. Lembrou que a recomendação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, é que as novas obras do Poder Judiciário tenham projetos enxutos. Por fim, Maria Helena pediu readequação do projeto original e se prontificou a levar o pleito aos demais desembargadores.
A presidente da OAB Sinop, Xênia Artmann Guerra, disse que a comitiva entendeu perfeitamente o pedido da desembargadora de readequação do projeto. “Em 2019, quando foi feito o primeiro projeto nós tínhamos uma realidade que era anterior à pandemia. Hoje nós já trabalhamos com o Judiciário em Sinop todo virtualizado, então não há mais necessidade de espaço físico para escaninhos, para processos físicos. O projeto vai ser readequado, com redução significativa, pensando em economia, em tecnologia, mas com espaços condizentes para atender bem a demanda que nós ainda temos de forma presencia”, apontou. “Saímos animados e nos colocando à disposição do Tribunal de Justiça para tudo que for necessário pra realmente implementar o projeto de construção do novo fórum, que é um sonho para atender com mais agilidade a população sinopense”.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, acompanhou o grupo e saiu satisfeita do encontro. “Esse é um desejo da advocacia de Mato Grosso. A presidente do TJMT nos ouviu com muita atenção e escutou todos os argumentos apresentados. A nova sede do fórum de Sino irá beneficiar a todos, a advocacia, o Poder Judiciário, mas principalmente a sociedade, que terá melhores condições estruturais para serem atendido em Sinop e região”, aponta.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, destacou que o município tem 47 anos de fundação e quase 200 mil habitantes, e que a cidade vem crescendo muito. “Unimos forças para melhorar a sede do Judiciário em Sinop. A prefeitura doou parte do terreno e contou com outra parte doada por um empresário, somando 40 mil metros quadrados. Hoje o fórum está em uma área central extremamente pequena e com estrutura precária, com o novo prédio do fórum, tenho certeza que até a cidade vai ter um ânimo diferente. Sinop é uma das cidades que mais cresce no interior do Estado, populosa, com arrecadação significativa, que o fórum tenha uma estrutura adequada”, pediu.
O juiz diretor do Fórum da Capital, Lídio Modesto, e o juiz diretor do Fórum de Sinop, Cléber Luis Zeferino de Paula acompanharam a reunião. A comitiva sinopense estava formada com representantes de entidades e dos Poderes Executivo e Legislativo: Edilson Pissinati Macedo, Diretor da JMD Urbanismo; Faira Strapazzon, secretaria de Governo de Sinop; Ivan Schneider, procurador Jurídico da Prefeitura de Sinop; Elbio Volkeis, presidente da Câmara de Vereadores de Sinop; e Waldomiro dos Anjos, diretor da PRODEURBS Sinop.