O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim, recebeu, hoje, em audiência, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, para reafirmar a parceria e boa relação institucional com o município e adiantou que o tribunal fará a implantação do projeto piloto TCEndo Cidadania em Sinop, que por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) será voltado à capacitação de vereadores e demais lideranças numa interlocução com a sociedade. Com o TCEndo Cidadania, o presidente declarou que só acredita no desenvolvimento cidadão se as pessoas acompanharem mais de perto a gestão pública. “Por isso iremos realizar este projeto piloto em Sinop durante uma semana e, no último dia, realizar uma audiência pública laboratório para que os vereadores ouçam a população”. A data ainda será anunciada.
Sinop foi um dos três cases de sucesso do PDI que apresentaram bons índices de gestão pública e engajamento nos cinco projetos vinculados ao programa. Rosana Martinelli lembrou que o município conseguiu conquistar um bom patamar de planejamento em sua administração, com base nas orientações fornecidas pelo TCE de Mato Grosso. “Queremos trabalhar mais e melhor com a ajuda do TCE, orientando-nos na parte administrativa e temos atingido muitos resultados. Viemos pedir o auxílio desta instituição e isso temos recebido”, afirmou a gestora.
Para a prefeita, o Projeto 1 de Apoio ao Planejamento Estratégico foi o mais significativo porque influenciou diretamente no trabalho desempenhado pelas gestões anteriores. “O poder público tem que trabalhar com planejamento e orçamento. Ambos são fundamentais para uma boa gestão e administração dos recursos públicos”, concluiu.
O presidente Antonio Joaquim reiterou a opinião da prefeita, afirmando que sem planejamento uma prefeitura não consegue executar seus projetos. “Precisamos ter ciência de que o orçamento é finito, por isso sem planejamento a gestão não consegue priorizar necessidades e tirar seus projetos do papel”, concluiu, através da assessoria.