O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano, recebeu nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, os diretores da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Agecopa. Na avaliação do diretor presidente da agência, Adilton Sachetti, é preciso buscar aproximação com os órgãos de controle para garantir o cumprimento das determinações legais, vez que a Agecopa mesmo em fase de construção, já está executando ações.
“Queremos criar uma rotina de transparência e celeridade”, antecipou Sachetti ao elogiar a designação do conselheiro Antonio Joaquim, como único relator das contas de 2010 a 2015 da Agecopa. Sachetti completa que a escolha do relator, além de demonstrar comprometimento com celeridade, garante a sequência dos trabalhos.
Como órgão de controle externo, garantindo a legalidade dos atos de gestão, o conselheiro presidente Valter Albano frisou que a Agecopa tem prazos concretos, não somente para existir, como datas para execução de seus projetos. “Temos consciência da especificidade da Agecopa e vamos trabalhar para que a fiscalização do TCE não seja obstáculo e assim um instrumento de orientação para se fazer o melhor para o Estado”.
Albano afirmou que o Tribunal tem a consciência de que a Copa do Pantanal é um projeto bom para Mato Grosso, “sem perder o foco de que onde há direito público a fiscalização é obrigatória”. Ao final da reunião, o presidente solicitou da diretoria a antecipação das ações da Agecopa, a fim de realizar a auditoria concomitante, garantindo a celeridade dos projetos.
“Uma agência especial não deve seguir as normas burocráticas da administração publica tradicional, mas deve seguir os princípios constitucionais da legalidade, da economicidade, transparência e impessoalidade”, concluiu Valter Albano.
Criada pela Lei Complementar nº 365/2009, a Agecopa será a responsável pelo planejamento, execução, controle, fiscalização e coordenação dos projetos especiais do governo estadual envolvendo a Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá entre as 12 subsedes brasileiras. Além do diretor presidente Adilton Sachetti, estavam presentes os diretores Yuri Bastos Jorge, Carlos Brito, Agripino Bonilha Filho, Roberto França, Yênes Magalhães e Jefferson de Castro Júnior.