Presidente estadual do PSB, o deputado Valtenir Pereira admitiu um racha no partido por conta da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. De um lado, o prefeito eleito Mauro Mendes, que apoia para presidente o petebista Júlio Pinheiro e do outro, o também candidato Onofre Júnior e o vereador eleito Faissal Calil.
Pereira afirma que Onofre teria procurado a direção do partido por se sentir desprestigiado pelo diretório municipal da sigla, presidido por Mendes. "Ele foi completamente ignorado pelo partido e nos procurou para viabilizarmos a candidatura dele, se Otmar de Oliveira mostrando muito descontente". Valtenir nega que esteja pedindo votos para o terceiro candidato que disputa a presidência da Câmara, João Emanuel (PSD). "No momento, o que há, é a tentativa de viabilizarmos a candidatura do Onofre, mesmo contra a vontade da direção municipal do partido, que já está fazendo força para eleger Júlio Pinheiro".
Alguns vereadores, que preferem não serem identificados, afirmam que Valtenir estava, sim, pedindo votos para Emanuel, o que teria provocado a ira de Mendes, que desde a renúncia do vice, João Malheiros (PR), passou a se empenhar em escolher aquele que, juridicamente, seria seu sucessor em alguma eventualidade.
Como prova, citam um encontro do deputado federal com o sogro de Emanuel e principal expoente do PSD em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva. Na ocasião, Valtenir teria levado Onofre para conversar com Riva.
O deputado confirma que esteve com Riva, assim como com outros líderes partidários, como o deputado federal We- llington Fagundes (PR).