O presidente do diretório regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, descartou a possibilidade do ex-juiz Julier Sebastião da Silva ser indicado para disputar algum cargo na chapa majoritária, mesmo que não seja o de governador, como era pretendido pelo partido. Até a manhã de quarta-feira (25), o presidente da executiva nacional da sigla, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), tentava consolidar a candidatura do ex-magistrado.
No entanto, após a reunião com as lideranças das demais siglas que compõem a base aliada, Bezerra destacou que o único nome apresentado para a majoritária foi o do empresário Rogério Ferrarin (PMDB) na disputa pelo posto de vice-governador. O parlamentar repassou as decisões tomadas pela executiva estadual a Raupp na tarde da última quarta e, depois, não teve mais contato com o senador.
Apesar do empenho do presidente nacional para que o PMDB ocupe um lugar de destaque no pleito de Mato Grosso, Bezerra descarta a possibilidade de interferência por parte da executiva, ressaltando que a resolução partidária assegura liberdade aos diretórios estaduais para tomada desse tipo de decisão.
Julier, que deixou uma carreira sólida na magistratura federal para filiar-se ao PMDB no início do ano, chegou ao partido com pompas, sendo destacado como um dos principais nomes da sigla, mas não obteve êxito junto ao grupo. “Não adianta ele querer. Seu nome foi defendido pelo partido, mas ficamos isolados”, ponderou Bezerra.
Em que pese Ferrarin não ter confirmado o aceite ao desafio, Julier ficará sem espaço na majoritária. Ainda, segundo Bezerra, a única possibilidade de recuo da base seria se o PR desistisse da indicação já consolidada da pré-candidatura do deputado federal Wellington Fagundes (PR) ao Senado em prol do PSD.
Inclusive, o peemedebista destaca que continua trabalhando para que os sociais democratas, que nesta semana, se afastaram da base e passaram a defender uma candidatura própria, retornem à pretensa coligação.
Neste caso, quem poderia disputar a vaga seria o presidente licenciado da Famato, Rui Prado (PSD), uma vez que o vice-governador Chico Daltro (PSD) não estaria disposto a concorrer a outro posto se não o de chefe do Executivo Estadual, enquanto o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) também postula o mesmo cargo.