PUBLICIDADE

Presidente do Paraguai se reúne com Blairo nesta 6ª feira

PUBLICIDADE

O presidente eleito do Paraguai em abril, Fernando Lugo, chega nesta sexta-feira para uma visita ao governador Blairo Maggi (PR), que deverá acontecer no Palácio Paiaguás, e para uma reunião na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O bispo católico venceu as eleições pela oposição e desde sua vitória tem colocado posições que preocupam o Brasil e seus Estados, principalmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Lugo vai tratar de questões fundiárias e ligadas ao agronegócio, principalmente por ter muitos brasileiros plantando em terras paraguaias e outras possibilidades de intercâmbio comercial já que faz fronteira com Mato Grosso do Sul e se encontra muito próximo de Mato Grosso, que deseja realizar, por meio de hidrovias, o acesso a portos na Argentina para escoamento da safra agrícola.

O primeiro compromisso do presidente eleito, é com o governador Blairo Maggi e deverá acontecer entre 9h30 e 10h30, faltando ainda o secretário-adjunto do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Jefferson de Castro, confirmar a agenda do presidente eleito. Logo após, ele se reúne na Famato e deverá deixar Mato Grosso por volta das 14 horas.

A forte presença de brasileiros na produção de soja e carne do Paraguai deve ser um dos temas de conversações do presidente. Uma das críticas à lavoura de soja, repetida em diferentes setores no Paraguai, é a de que não gera emprego para os paraguaios, além de retirar dividendos da economia local.

Com áreas consideradas boas para o plantio, o Paraguai se tornou alternativa para muitos brasileiros por causa dos custos das terras, mas isso promoveu um desequilíbrio na geração de empregos e rendas que o futuro presidente quer reverter.

Maggi, que sempre viu com reservas os mercados de países sul-americanos para o comércio de produtos brasileiros, mas nunca deixou de conhecer as potencialidades e admitir negócios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE