O presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Cuiabá, Francisco Vuolo, se reuniu com a prefeita Lucimar Sacre de Campos, e o secretário de assuntos estratégicos Jayme Campos, para intensificar a articulação política junto à presidência da República para que o projeto de expansão do ramal seja mantido do trecho até Cuiabá e posteriormente até Sorriso, que está sendo reivindicado pelo Fórum Pró-Ferrovia de Cuiabá. Vuolo disse que a negociação tem sido ampliada junto aos municípios que se beneficiarão do traçado e com as frentes parlamentar estadual e federal.
“A intenção é promover um grande debate, por meio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) envolvendo o Governo do Estado e prefeituras para sensibilizar sobre as vantagens econômicas e financeiras que trarão à Mato Grosso. Outro objetivo é tratar do avanço que os trilhos da Ferrovia senador Vicente Vuolo trarão para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá, e não somente à capital, com destaque às indústrias que podem se instalar, empregos que podem ser gerados, e principalmente para o desenvolvimento socioeconômico”, citou. O fórum será dia 24, às 9h, na Fiemt.
Vuolo disse ainda que todas as entidades que compõem o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá vão em um grande debate comprovar a viabilidade do modal logístico que irá passar por Cuiabá e consequentemente conectar-se o ramal ao norte do Estado chegando até Sinop. O que viabilizará o aumento do escoamento da produção agrícola que cresce a cada ano e se concentra às grandes produções de grãos, algodão no norte do Estado.
O secretário de Assuntos Estratégicos Jayme Campos, explicou que as articulações e parcerias deverão alcançar a empresa Rumo ALL, hoje responsável pela malha Norte de Mato Grosso e da malha paulista. “Com certeza o terminal ferroviário que chegou à cidade de Rondonópolis é um grande modal de transporte e para investir estendendo os trilhos da ferrovia até à capital será necessário a união de esforços tanto do agronegócio como o político para alcançar êxito. Com certeza todos ganharão com a manutenção desse novo traçado”.
A prefeita Lucimar agradeceu ao convite do presidente para integrar o Fórum Pró-Ferrovia e afirmou que “Com certeza o município ganhará atraindo novas indústrias e conseguiremos então dar a Várzea Grande a condição novamente de cidade industrial. Sempre digo que ninguém governa sozinho, com a soma de esforços e de todos consegue-se o desenvolvimento, oportunidades e gera-se empregos”, declarou, através da assessoria.
Os secretários Cesar Miranda (Finanças) e Marcos Lemos (Comunicação) também participaram do encontro com Vuolo.